Está chegando o feriado, o descanso que nosso corpo e mente precisa. Mas, você já teve a sensação de que por mais que você durma 10 horas, você continua cansada?

Quando temos uma semana ou um dia muito pesado, quando estou ansiosa, ou triste, é bacana adotar algumas ações que descansem a mente e corpo, o famoso autocuidado. Para você pode ser tocar violão, dançar, sair com os amigos, cozinhar… cada um tem o seu! Preparamos algumas ideias para inspirar vocês:

1- Coloque uma playlist de músicas que estejam de acordo com o seu humor

Tem aquele dia da bad, o da reflexão, o do fervo e do relaxamento. É o humor que direciona o tipo de música para ouvir. Aí vai a nossa sugestão de algumas músicas:

Banho de Folhas – Luedji Luna

Comunicação – Geo

Amor e Som – Fabriccio

Bixinho – Duda Beat

2 – Escolha um tratamento para o cabelo e outro para a pele

Sabe aquela hidratação que você vive adiando porque não tem tempo? Esse é o momento! Se você tiver cabelo cacheado, aproveite para fazer uma umectação neste “ritual” (nutrir os fios e couro cabeludo com óleo vegetal da sua escolha e o melhor para o seu cabelo) e deixar agindo pelo tempo que você tiver livre para este momento. Aproveite para passar o óleo e massagear o couro cabeludo. A ideia é essa, fazer carinho em você mesma(o).

Para a pele, escolha uma dessas máscaras faciais que vendem em perfumarias e que se enquadrem no seu tipo de pele. Uma dica é aproveitar os ingredientes em casa para fazer uma máscara caseira de abacate com mel (só amassar 1/4 de abacate, 1 colher de sopa de mel e misturar).

Cabelo e pele com produto, vamos para o próximo passo do ritual de autocuidados!

3 – Agarre um bichinho!


4- Faça um café, um chá ou um drink (tudo depende do humor)

Passe um café devagar, um chá de maracujá para acalmar ou faça um drink refrescante: nossa dica é de gin tônica com pepino e alecrim, a receita é super simples.

5 – Desligue um pouco que seja do celular

Enquanto os produtos estão agindo, curta sua bebida escolhida e tente não mexer no celular. Faça qualquer outra coisa: leia um livro, veja um filme, série, medite ou cuide das suas plantinhas. Aproveite cada segundo!

6 – Tome um banho relaxante

Não é para demorar no banho uma eternidade, mas se permitir desligar um pouco de tudo durante o seu banho é uma forma de recarregar as energias e encarar o mundão depois. É diferente quando estamos correndo para fazer algo depois e quando estamos no banho para relaxar.

Após o banho, enquanto você passa hidratante no corpo, reserve este momento para olhar para cada partezinha dele e equilibrar a autoimagem!

_______________________________________________________________________________

Depois de tudo isso, se você estava muito nervosa, aposto que estará mais calma. Se estava preocupada, provavelmente pensará em uma solução. Se estava triste, encontrará conforto em você mesma. Se estava animada, estará super descansada para sair. Enfim, exista!

Claro que não é sempre que dá para fazer tudo isso com calma, mas separe um tempinho que seja para fazê-los, pois seus autocuidados são formas de se amar, de se conectar, de achar autoconhecimento. Até nossas conversas sozinhos precisam ser pensadas.

E você, o que faz nos seus rituais de autocuidado?

Se cuide 🙂