Ah, o café… essa bebida maravilhosa que faz parte da minha rotina há muitos anos. Porém, por muito tempo, depois de beber esse líquido como ritual tanto nas minhas manhãs quanto nas tardes, eu jogava a borra no lixo – até descobrir que dá para reutilizá-la de maneiras incríveis.

Separei duas dicas para você começar a reaproveitar as borras de café se você, assim como eu, está tentando levar uma vida mais sustentável (e toma café todos os dias!). Confira!

Por quê reaproveitar a borra de café é sustentável?

Bom, você pode estar se perguntando por quê jogar as borras no lixo pode prejudicar o meio ambiente.

Pois saiba que quando a borra de café se decompõe, ela libera gás metano. Para quem não sabe: é uma substância que é 20 vezes mais potente quando se trata de efeito estufa.

Então, porque não mudar essa simples atitude?

Como usar a borra de café para não jogar no lixo?

Eu resolvi trazer as duas formas mais simples de reutilizar as borras de café do seu dia a dia se você quiser começar a reaproveitá-las:

Fertilização

É possível usar a borra do café para fertilizar as suas plantinhas. No entanto, não é para fazer café e sair jogando as borras no solo!

Para que essa função seja proporcionada corretamente, é necessário misturá-la com outros fertilizantes ou adubos, como, por exemplo, cascas de frutas e legumes. Nesse caso, você deve deixar essa misturinha fermentar por cerca de 60 dias antes de colocar nas plantas.

Controle de pragas

Sim amigos, o café não espanta só o seu sono, mas também as pragas das suas plantas!

Os repelentes químicos, por mais eficazes que sejam, acabam matando não só os microrganismos danosos, mas também aqueles que são bons para as plantações.

Por isso, polvilhar um pouco de borra de café na base de cada vaso pode evitar o surgimento de bactérias e outras pragas que prejudicam as plantas.

Basicamente, o café serve para tudo! Desde esfoliar a pele enquanto pó (veja aqui como fazer em casa), nos dar energia enquanto líquido e até ajudar as plantinhas com os seus resíduos. Incrível, né?