Quem me acompanha por aqui, pelo Instagram ou pelo YouTube já deve ter percebido o quanto eu amo plantas, né?

Acontece que muita gente que vem me perguntar sobre como começar a cultivar uma horta em casa não tem um quintal como aqui em casa – e acaba achando que, por conta disso, não se encaixa na sua realidade.

Então, resolvi criar esse post com dicas de plantas comestíveis bem fáceis de cuidar para quem quer iniciar uma hortinha, independente do espaço disponível. Se liguem!

Hortelã

A hortelã pode ser usada para fazer chás, temperar ou mesmo só dar um cheirinho gostoso para um ambiente.

Dependendo da espécie, você pode plantá-la através de mudas – o que deixa tudo bem mais fácil – ou sementes.

Uma das vantagens da hortelã é que ela é bem resistente às mudanças de temperatura.

Além disso, é ideal para quem mora em apartamento e não tem nem uma varanda para fazer a sua horta, já que é preciso protegê-la de ventos fortes, podendo ser cultivada num cantinho da sala ou na cozinha mesmo.

Alecrim

Assim como a hortelã, o alecrim também pode ser plantado por meio de sementes ou mudas.

Aqui, o cuidado que você deve ter é com as temperaturas mais baixas, pois essa é uma plantinha mais delicada, preferindo as estações mais quentes para crescer.

Outro ponto de atenção é na hora de colher o seu alecrim para usar na comida: é necessário esperar até, pelo menos, o terceiro mês após o plantio e nunca tirar mais da metade dos ramos de uma vez só, para que o crescimento não seja prejudicado.

Espinafre

Vamos agora para uma planta adorada pelos vegetarianos, já que é uma fonte rica de proteína, para mostrar que é possível cultivar mais do que apenas temperos quando você não tem um quintal.

O espinafre é perfeito para espaços pequenos e é bastante simples de cuidar, bastando que você não se esqueça de irrigá-lo com frequência. Para colher, é só esperar entre 40 e 100 dias depois de realizar o plantio.

Atente-se para quando você quiser colher apenas algumas folhinhas (e não um maço inteiro): retire sempre as mais externas. Se você quiser toda a planta, é necessário deixar 2,5 cm de caule para fora do solo, para que ela possa brotar novamente.

Cuidado com as pragas!

Por menor que seja a sua horta (e mais limpo que seja o seu apartamento ou casa), as pragas não escolhem hora nem lugar para atacar.

Então, é fundamental estar sempre atento e, caso ocorra, basta usar sabão ou detergente neutro. Você pode utilizar também extrato de pimenta ou de alho para espantar os bichinhos indesejáveis.

Viu como não é difícil e nem precisa ter um quintal? Comece a sua horta em casa e depois volte aqui para contar como está indo!