Fala-se muito sobre sustentabilidade e que é necessário adotar novo hábitos para tentar reduzir o impacto que causamos no planeta.

Inclusive, saiu uma matéria há pouco tempo sobre a humanidade já ter esgotado os recursos naturais de 2018 – e ainda estamos no início de agosto.

Mas, afinal, que medidas práticas podemos tomar? Separei 3 dicas bem simples que eu faço e você também pode fazer. Saiba mais!

1. Não desperdice mais comida

Grande parte dos alimentos que compramos no mercado acabam indo para o lixo. No entanto, isso acaba acontecendo por conta de um motivo que pode muito ser evitado: planejamento.

Então, se você está disposto a começar a viver uma vida mais sustentável, a primeira dica que tenho para dar é planejar o que você vai comer durante a semana, ao invés de apenas ir no mercado e sair comprando tudo o que te dá vontade.

Além de garantir que não vai sobrar comida (que vai estragar e ir para o lixo sem necessidade), você ainda economiza um dinheirinho.

2. Evite usar o seu carro

Sim, eu sei, nem sempre é possível abrir mão do carro – principalmente se você mora ou trabalha em lugares da cidade que são de difícil acesso com o uso de transporte público.

Porém, e aos finais de semana? Ou aquela saidinha com os amigos depois do trabalho?

Optar por andar de carona, usar o metrô ou ônibus, ir de bicicleta ou mesmo a pé, já é um grande passo.

Aqui, a ideia é que até os seus programas mudem. Por exemplo, ao invés de marcar um barzinho onde não tem como chegar de metrô, que tal conhecer aquele lugar perto de casa que você pode ir andando?

3. Já deu de sacola plástica, né?

Esse é um hábito que, muitas vezes, está enraizado nos nossos costumes, mas que pode ser facilmente substituído.

Afinal, as ecobags já estão bem popularizadas e, na maioria das vezes, é possível levar uma dobradinha dentro da sua bolsa – algumas, inclusive, até no bolso da calça.

Então, na hora em que você estiver fazendo a sua lista do mercado, já separe a sua sacola de pano para ir com você e prefira ir naquela vendinha perto da sua casa – ao invés de ter que pegar o carro, ir em um supermercado e usar sacolas plásticas.

Viu como não é tão difícil assim? Com esses pequenos detalhes, você já vai estar fazendo uma grande diferença. O mundo agradece e você, com certeza, vai se sentir bem em estar fazendo a sua parte!