Não nos damos conta da quantidade do lixo que produzimos diariamente. Este é um fato. Pare para pensar um instante para onde vai todo lixo que você põe para fora de casa pelo menos 3x por semana. Multiplique pela quantidade de casa da sua rua, do bairro, do país, de quantas pessoas tem no mundo… É, assustador. Eu cresci em um família que sempre tentou reaproveitar TUDO e, ainda assim, não me dava conta disso. Se você também nunca parou para pensar, não se sinta mal por isso. O mais importante agora é pensar no que podemos reduzir, reaproveitar e mudar nosso hábitos para reduzir o lixo que colocamos no mundo.

Separei abaixo algumas pequenas atitudes que podem diminuir o lixo gerado na sua casa:

  1. Sacola Reutilizável
    Sabe aquele carrinho ou sacola de feira que sua avó usava? não era à toa! Utilizar diariamente as sacolas de plástico, podem poluir drasticamente o planeta. Atualmente temos modelos lindos de sacolas de pano e tecidos que, com certeza, você encontrará uma que tenha o seu estilo e durará por muitos anos.
  2. Compre mais a granel
    Os produtos a granel são ótimos para diminuir as embalagens de produtos industrializados. Além de saírem bem mais em conta e você também evitar o desperdício quando compra somente o que precisa e consome na sua casa. Para isso, quando for as compras, leve saquinhos de pano ou os próprios potes onde ficarão armazenados os produtos.
  3. Troque os descartáveis
    Compre uma garrafa de água para deixar na mesa do trabalho, leve um guardanapo de pano na bolsa, diga não aos canudos quando for pedir uma bebida e troque o absorvente pelo coletor menstrual ou absorventes de pano. Os canudos de plástico são um dos maiores responsáveis pela poluição dos mares e oceanos, prejudicando animais e demoram milhares de anos para se decomporem. Vale a pena tudo isso para utilizar por 2 minutos? Não. Dê preferência para canudos de metal, vidro e bambu que são bem mais bonitos e duradouros!
  4. Existe o gasto desnecessário de papel
    Mude as suas contas para serem enviadas digitalmente e imprima no final do ano um resumo único do extrato. Evite fazer impressões desnecessárias e sempre que possível utilize os dois lados do papel.
  5. Faça você mesmo!
    Busque se organizar para fazer ou reaproveitar o máximo que você puder. Principalmente aquilo que você consome muito. Por exemplo: se o seu filho ou sua família adora comer bolo toda tarde para levar de lanche, faça um bolo, ao invés de comprar vários bolinhos embalados em plástico. Que tal conhecer produtos de beleza mais naturais como um esfoliante caseiro?

Acredito que essa leitura é muito individual e precisa ser feita. Cada pessoa e família tem suas manias e hábitos que podem se ajustar e seguir um caminho mais sustentável. Pequenas mudanças mudam o mundo!