O Brasil é um dos paises que estão no topo do desperdício de alimentos. São hábitos que passamos de geração para geração e que precisamos urgentemente reverter e cobrar de empresas e produtoras. Sabe aquela fruta que parece estar mais “machucada” ou aquele legume que não está visivelmente em perfeitas condições, que nem vendem para nós nos comerciais?

Então, estes alimentos não deixam de estar bons para o consumo, inclusive esta “perfeição” dos alimentos, na realidade, pode estar atrelada a muito agrotóxico e transgênicos, horríveis para nossa saúde e pro meio ambiente.

Então, para revertermos este quadro, podemos começar com hábitos simples no nosso dia-a-dia, como por exemplo, ir na feira na hora da xepa (quando já está finalizando e restam alimentos que não foram escolhidos e vão direto pro lixo); comprar de pequenos produtores; se possível, dar preferência para produtos orgânicos; escolher as frutas, legumes e verduras que estão mais machucados ou “imperfeitos”; e utilizar o máximo possível do alimento, veja as dicas abaixo:

1- Chá de cascas

Ao invés de descartar para o lixo as cascas de frutas como abacaxi e maçã, lave e congelem-as. Quando quiser, escolha qual tipo de chá preferir, ferva as cascas com água filtrada, tampe por 10 minutos e pronto, chá prontinho! Você pode adicionar canela em pau, cravo, o que preferir!

2- Caldo de legumes

Casca de cebola e de cenoura, talos de legumes, sabe aquela tampinha que tiramos do tomate, da abobrinha, da abóbora, então? Tudo isso é reaproveitável, não jogue nada fora, lave tudo, ferva na água filtrada com temperos a sua escolha, como por exemplo, pimenta do reino, cominho, lemon pepper, passe em uma peneira (descarte em um lixo orgânico ou faça compostagem) e tenha um caldo de legumes 100% natural para colocar nas suas receitas. Você pode congelar em formas de gelo e utilizar quantos cubinhos precisar.

Caso queira fazer uma sopa de legumes, após tudo cozido, bata no liquidificador e tenha uma sopa super nutritiva!

3- Farinha nutritiva

As sementes de frutas e legumes também podem ser aproveitadas, e o melhor, serem transformadas em uma farinha mega nutritiva para você colocar em suas refeições, vitaminas, sucos e o que preferir. Basta você colocar todas em uma assadeira por no máximo 10 minutos, apenas para secarem, e triture com linhaça no liquidificador ou processador.

4- Farinha de pão

Sabe aquele feijão que sobrou e aquele pão duro que está na sua cesta de pães? Então! Podem virar um ótimo tutu de feijão! Triture o pão no liquidificador ou processador até virar uma farinha e em uma panela, a adicione aos poucos na sobra do feijão até ficar bem homogêneo e consistente.

A farinha de pão dá para ser utilizada em várias receitas, e é uma delícia para fazer empanados.

5- Bolinhos

Sobrou arroz? Faça bolinho de arroz! Sobrou arroz e legumes cozidos? Bata tudo, acrescente ovos, um pouco de farinha de pão e faça bolinho de legumes! A criatividade ajuda muito na hora de não desperdiçar alimentos.

________________________________________________________________________________

Além de contribuir para uma sociedade muito mais sustentável e sem desperdícios, estas práticas fazem com que tenhamos uma relação muito mais próxima da nossa alimentação, fazendo com que todos os dias repensemos o que realmente temos que descartar e o que é possível reaproveitar.

Vamos juntos nessa? Conta pra gente o que vocês fazem para aproveitar ao máximo os alimentos em suas casas 🙂