Você já ouviu falar de segurança psicológica?

Bom, este conceito é estudado principalmente para o desenvolvimento de equipes dentro do ambiente corporativo. É a ideia de um ambiente seguro psicologicamente no trabalho, que não irá te julgar nas relações interpessoais do dia a dia em equipe, onde você pode ser realmente quem você é, onde você estará seguro para errar e consequentemente mais livre para acertar, inovar, ser curioso, ter humildade e criar.

A Professora Amy Edmondson é referência em estudos sobre liderança e trabalho em equipe e ela quem se aprofundou mais nesse conceito (neste link tem o TED dela “como transformar um grupo de estranhos em uma equipe).

A segurança psicológica fala que somente em um ambiente seguro, genuinamente empático, diverso, curioso, humilde, com base em troca de aprendizados, sem ver o outro ou outra como concorrente e que sabe lidar com erros e acertos é onde podemos tirar o melhor proveito dentro do trabalho. Isso inclui pessoas livres de preconceitos enraizados na sociedade, pessoas receptivas que podem falar abertamente quando estão tristes, quando algo não vai bem ou que não concorda com o outro, porém tudo isso mediado com diálogo e respeito.

Achei que esse conceito é realmente algo que abrange muito do que falamos hoje sobre saúde mental, diversidade, produtividade, relacionamentos saudáveis, expectativa e frustração e etc…

Penso que um ambiente seguro psicologicamente é o que procuramos em todas as áreas da nossa vida. Por exemplo, a nossa rede de apoio na vida com amigas é um local ambiente de segurança psicológica. Nossos relacionamentos afetivos precisam ser um local seguro psicologicamente. Nossas relações familiares, seja qual for a família que você escolheu, precisa ser um local seguro psicologicamente.

Resumindo, relações saudáveis sejam elas quais forem precisam nos deixar seguros para sermos, falarmos, mudarmos e trocarmos de verdade nossa existência.

São trocas e precisamos estarmos dispostos e escolhermos estar onde quer que estivermos. Veja que nem sempre um local seguro psicologicamente vai ser o mesmo para todos e todas.

Já falei aqui algumas vezes, mas sempre gosto de repetir: Nos moldarmos para ocuparmos e pertencermos a lugares suga a nossa energia que poderia estar sendo investida em locais onde cabemos confortavelmente.