O desperdício de alimentos é um problema para diversas pessoas, principalmente para as que moram sozinhas, em casal ou famílias que conta com indivíduos que fazem tipos de refeições diferentes.

Afinal, um maço de alface é o suficiente para MUITAS refeições, né? E, infelizmente, não dura tanto assim, por mais que tentemos prolongar a sua durabilidade.

Então, o que fazer com esses restos de alimentos? Jogar no lixo pode ser a sua última opção se você tem interesse em viver uma vida mais sustentável. Separei algumas dicas para te ajudar!

Antes de tudo…

Vamos do começo: antes de pensar em como descartar os alimentos que sobraram na sua casa, é preciso ter consciência na hora de comprar o que vai para o seu prato.

Por isso, quando você for ao mercado, dê preferência para os produtos mais saudáveis que possuem menos embalagens (principalmente se for de plástico!). As feiras de rua são ideais para adquirir os seus legumes, verduras e frutas, além de serem mais baratos.

Não se esqueça de levar a sua sacola de pano!

… depois que a comida sobrou

Quando os alimentos já tiverem sido consumidos e os restos estiverem para vencer na sua geladeira, é hora de pensar em como reaproveitá-los para não irem para o lixo desnecessariamente.

Se você ainda não tem um lixo separado do comum para descartar os materiais recicláveis, já pode começar por aí.

No caso das cascas de vegetais, uma ideia é, a medida em que você for descascando os legumes para usá-los, vá juntando as cascas em um saquinho plástico (pode misturar os legumes!). Depois, é só cozinhá-las em água fervente que fica um ótimo caldo de legumes caseirinho e delicioso!

Já as cascas de frutas, e até mesmo a nossa querida borra de café (bom, a minha pelo menos) podem servir de adubo para as plantinhas. Inclusive, mais para a frente vou escrever um post juntando as dicas de como reaproveitar as borras de café do nosso dia a dia.

No entanto, não saia jogando as cascas no seu jardim, que isso não vai dar muito certo e só vai atrair pragas para a sua casa. Para poder formar esse adubo, é necessário fazer uma compostagem.

A compostagem consiste na decomposição natural dos alimentos que iriam para o lixo. Só que, ao invés disso, se transformam em um poderoso adubo para as suas plantinhas (também prometo fazer um post especial falando melhor sobre isso!).

Por enquanto, outra dica é falar com os seus vizinhos, amigos e familiares e propor uma compra conjunta. Dessa maneira, você leva para casa apenas aquilo que pretende consumir. Fique atento se os alimentos estiverem perto de estragar e já pense em revender ou doar para alguém. Assim, você evita o desperdício e ainda pode economizar 😉