Cada vez mais estamos criando a responsabilidade pelo lixo que produzimos… ainda bem! Neste post vamos entender os conceitos básicos da compostagem.

O que é compostagem?

A compostagem é uma forma de reciclagem do lixo orgânico, isto é, tudo aquilo que provém de um ser vivo, seja um animal ou vegetal, transformando em adubo para agricultura e jardins.

Este processo é realizado pelos microorganismos que estão presentes nestes resíduos orgânicos, onde é necessário controlar a temperatura, umidade e aeração.

Qual a importância da compostagem?

60% do lixo que geramos é orgânico.

Quando esses resíduos são depositados em lixões, na floresta, em terrenos vazios, eles poluem o solo, pois a decomposição gera gases tóxicos que contaminam os lençóis freáticos e colaboram com o efeito estufa.

Além do desevolvimento de bactérias, vermes, fungos e pragas que transmitem doenças para a sociedade.

Composteiras

Na área rural é a prática de reciclar o lixo orgânico é mais recorrente, pois a utilização para os adubos é maior. Porém, na área urbana é tão importante quanto, repare o tanto de lixo orgânico você gera por dia em sua casa.

Sabe aquela hortinha na varanda, os vasos de plantas da sua casa? Então eles podem ser adubados com a reciclagem do seu próprio lixo.

Para isso, existem já as composteiras domésticas, que são preparadas para você ter em casa.

composteira
Fonte: eCycle

Esta composteira caseira é para compostagem com minhocas, que é totalmente higiênica e é um metódo muito utilizado por agricultores familiares.

O produto final desta compostagem é o húmus, que fornece ao solo nutrientes para as plantas, regula a população necessária de microorganismos e torna o solo mais fértil.

Se você se interessou pelas composteiras domésticas, aqui embaixo tem alguns links de compra:

______________________________________________________________________________

Esperamos que tenham se inspirado a levar uma vida mais sustentável e saudável para você e para o mundo 🙂