Muito do que eu escrevo aqui tem relação direta com a terapia. Este foi um tema que a minha psicóloga abordou comigo estes dias. Ela parou e disse: “Você tem horário para comer? Para ir dormir?“.

Minha resposta foi um NÃO em letras garrafais.

Eu sempre fui contra a rotina, quando trabalhava em escritório isso era o que me desgastava. E agora trabalhando como autônoma realmente percebo que a minha ideia de disciplina na época era bem distorcida.

A disciplina que eu tinha era de não chegar 15 minutos atrasada no trabalho, se não teria que repor. Era de não estender ou encurtar minha 1 hora de almoço, se não ia contra as regras da empresa. Era de não estourar minhas horas extras, mesmo tendo trabalho com prazos curtos para entregar e que precisariam dessas horas.

Onde que estava a minha disciplina? Baseada nos outros. E ai a gente distorce mesmo.

Vivendo a vida autônoma eu entendi que toda a disciplina que eu tinha era para “cumprir tabela”, mas que agora estou tendo que desenvolver outro tipo de disciplina: comigo mesma.

Eu sou avessa às regras, mas até mesmo para confrontá-las é necessário disciplina. Ter um tempo saudável para dormir, mesmo que seja para acordar 10 horas da manhã, porque eu prefiro trabalhar mais na parte da tarde e noite. Ter horário para almoçar, mesmo que seja às 15h.

Ter horário para fazermos o nosso básico que é dormir, comer, beber água, fazer alguma atividade física, ver série ou fazer nada, é um autocuidado.

Porque é na disciplina que encontramos as nossas regras, que tudo bem não seguir à risca sempre, que tudo bem adequar sempre que for necessário. Mas que elas existam para que consigamos ter saúde e organização mental e física.

A disciplina nos faz ter planejamento e não viver somente no ritmo de vida desenfreado, que eu particularmente gosto muito, mas que também me tira dos trilhos às vezes.

Exemplo: Eu sou uma pessoa que fica extremamente mau humorada quando estou com fome.

Quem tem culpa disso? Isto mesmo, ninguém, somente eu que não me alimentei e chego ao estado de querer explodir o mundo quando estou com fome.

Isso acaba desestabilizando a minha criatividade, desgasta em alguns momentos relações. Sabe, é algo que pode ser sanado apenas com: comer na hora certa antes de virar o Hulk.

O que eu mais amei e que me convenceu que este é o caminho a ser seguido, foi quando a Angélica (psicóloga) me disse: Para desobedecer é necessário disciplina, para termos saúde mental, física e conhecimento. E, ai sim, quebrar regras.

(ótimo argumento para uma pessoa com lua e vênus em aquário, hahaha)

______________________________________________________________________________

Fala aqui pra gente quais são seus principais pontos de disciplina para manter o seu autocuidado 🙂