A procrastinação. Eita palavrinha que a maioria das pessoas sabe que corre lado a lado. Afinal, muitas coisas a serem feitas, inclusive nada, quando se tem alguma tarefa que precisa de foco para ser finalizada.

Todo mundo sofre com a tal procrastinação, muitas vezes é até gatilho para crises de ansiedade ou sintoma delas. É terrível se sentir improdutivo, a culpa parece que vem com o tamanho e desgaste triplo do que apenas fazer a tarefa levaria.

Mas calma, você realmente não é a única pessoa que passa por isso.

Por isso, alguns métodos foram desenvolvidos para conseguirmos manter o foco e cumprirmos as nossas tarefas.

O que vamos mostrar hoje se chama Pomodoro.

Sim, se você pensou em molho de tomate, tem a ver. Sabe aquele crônometro de cozinha em formato de tomatinho que marca 5, 10, 15, 20, 25… até 1 hora? Pois foi nele mesmo que o método foi inspirado.

Para conseguir manter o foco através do método pomodoro precisamos entender 4 pontos:

1- Tempo

O tempo é essencial neste método. Você vai precisar cronometrar seu tempo e no final dele deve ter um alarme. Pode ser com o seu celular mesmo.

Você vai colocar 25 minutos no crônometro e nestes 25 minutos você focará apenas em UMA TAREFA. Sem mexer no celular, sem cair em memes, sem parar pra conversar.

Parece muito né? Faz o teste uma vez enquanto você está descendo o feed do Instagram ou vendo os stories. 25 minutos passa MUITO rápido quando você está focado em algo.

25 minutos equivale a 1 pomodori. Não existe meio pomodori, pomodori de 5 minutos ou de 15. Precisam ser 25, tá?

2- Pausas

Neste método para manter o foco, as pausas são obrigatórias. Porque só com elas que o nosso cérebro fica descansado para que completemos todas as tarefas que precisamos.

A cada 1 pomodori (25 minutos), você deve descansar por 5 minutos. E assim vai, até o 4º pomodori. Quando você finalizar o quarto ciclo de 25 minutos, você deve descansar de 15 a 30 minutos.

São essas pausas que vão te garantir recompensas, onde você precisa ir ao banheiro, tomar água, ver suas redes sociais e o que mais você quiser fazer nestes minutos de descanso.

3- Ferramentas

Além do crônometro para você medir os pomodoris, você precisará fazer duas listas:

Inventário: uma lista com todas as tarefas atuais e as futuras. Dessa forma você tira tudo que está na sua cabeça e materializa numa lista, fica bem mais fácil para não se esquecer de nada.

Tarefas do dia: uma lista com todas as tarefas que você deverá fazer no dia. Algumas podem ser retiradas da lista de inventário e outras que vão aparecer de última hora também são inseridas ali.

Dentro de tarefas do dia, você vai colocar, aproximadamente, quantos pomodoris você precisará para cada tarefa.

Caso a tarefa for muito grande, faça uma subcategoria desta tarefa, colocando seu passo a passo e quantos pomodoris, assim fica mais fácil para você se organizar em grandes tarefas.

Dá uma olhada no exemplo:

Tarefa do dia:

  • Limpar o quarto: 2 pomodori
  • Pagar as contas: 1 pomodori
  • Escrever texto para o blog: 2 pomodori

Apresentação de projeto:

  • Ler a bibliografia necessária: 4 pomodori
  • Escrever a primeira parte da apresentação: 5 pomodori
  • etc….

4- Interrupções

A gente precisa aprender a lidar com cada uma delas.

Desativar as notificações do celular, retornar ligações mais tarde, avisar quem está do seu lado que você precisa se concentrar e então para não te chamar para falar qualquer coisa, controlar o acesso às redes sociais e por aí vai…

______________________________________________________________________________

É um treino, mas a recompensa de conseguir um dia produtivo e ainda de forma saudável é muito gostoso! 🙂