Cada vez mais escutamos sobre os impactos que nosso consumo e a grande produção de lixo vem causando ao meio ambiente. Muito deles a gente nem imagina! Estima-se que desde que uma mulher começa o período menstrual até a menopausa, gaste em torno de 15 mil absorventes, média de 180kg de lixo. Tente imaginar a quantidade de lixo que não é biodegradável que deixaremos no mundo por anos e gerações e gerações. Pois é. Assim como as fraldas reutilizáveis para bebês, muitas outras opções de absorventes reutilizáveis estão sendo divulgadas para a mulherada experimentar e decidir qual se sente mais confortável para os diferentes momentos e atividades do dia.

O que mais tem sido divulgado é o copinho ou coletor menstrual. Existem vários modelos no mercado, por isso é importante ler e conhecer para entender um pouco sobre qual será o melhor para você. Já tive amigas que compraram um modelo que não funcionou bem e acabaram repassando, então caso aconteça com você, não se preocupe: tenta de novo! Eu gostei, mas ainda não virou algo habitual todo o processo. Por isso vou testando novas formas de dobrar e de me entender com ele.

comprei meu coletor aqui.

Uma opção que é um pouco mais próxima para quem usou absorvente comum a vida toda é o absorvente reutilizável. Eu confesso que fiquei chocada com a tecnologia, pois não botei fé nenhuma que realmente era bom quando ouvi falar. O absorvente reutilizável não deixa odor, por aqui não vazou e a textura do tecido na pele é milhões de vezes mais agradável. O que me fez concluir no primeiro dia e dizer pro Fábio: nossos filhos definitivamente usarão fraldas de tecido. É MUITO mais confortável, macio, antibactérias e a pele respira muito melhor. Para saber mais sobre a tecnologia, como limpar e usar, você pode ler aqui. Também foi neste site que comprei.

Demorei para escrever para vocês, pois gosto de dar um pouco de chance para as coisas. Fiquei 3 ciclos com eles e, em um deles, estava viajando e ainda assim foi prático. O modelo de plástico é mil vezes mais prático? sim, mas passei a ignorar que ele existe e focar no que posso contribuir para a natureza.

Comprei um modelo noturno, normal e um que eu pensei que fosse normal mas é pequeno, para uso diário ou no início/fim do ciclo. Único detalhe é que não percebi que o forro era branco e o tecido na cor escura é um pouco mais discreto e não dará a sensação de manchado. Acredito que agora só comprarei do noturno – sou daquelas que não quer correr risco nenhum. A lavagem na máquina é simples e é fácil de habituar na rotina.

Esta outra opção de absorventes reutilizáveis eu ainda quero comprar! Mas recebi TANTAS mensagens de meninas que adoraram que resolvi já comentar aqui com vocês também. A calcinha com absorvente da pantys além de ser outra opção ecológica é LINDA. No geral, eu sinto muita cólica, por isso acho que comprarei a de cintura alta pois fica muito confortável. Elas também são dividas por fluxo normal, moderado e intenso e você pode escolher qual preferir. Assim como no caso do absorvente, você pode levar um saquinho para fazer a troca e quando puder fazer a higienização.

Muito feliz que cada vez temos mais opções para usar e nos sentirmos confortáveis e mais em paz com o meio ambiente. Acredito que vale cada uma usar e testar o que for mais natural e próximo da rotina. Além de claro, fazer um bem-bolado com eles né? Sai usando o coletor, mas leva um absorvente de pano ou a calcinha para se sentir segura. Ou sai com a calcinha e leva o absorvente de pano para caso dê algum problema.

Opções a gente tem e podemos ir aos poucos nos adequando 🙂 Legal né? Fico feliz.