// 11.11.2019 – Cartas para Gergelim

Filho(a), hoje quero te falar um pouco sobre uma palavra safada que pode soar inofensiva quando você é novo, mas quando nos tornamos adultos insistimos em enfia-la na nossa vida a qualquer custo sem nem perceber: certeza.

Depois de uma idade você quer certeza. Certeza se é o caminho certo, a pessoa certa, a etapa certa, a ideia certa, o jeito certo, a maneira certa. Vou te contar do momento que eu tinha mais certeza que seria o momento mais certo da minha vida e que me ensinou que a certeza é que a gente não tem certeza de nada.

Te descobri e ao contrário do que pensei, fiquei mais calma. Parte aos hormônios e outra parte por entender que precisamos deste tempo. Tanto você quanto nós. Precisamos desta tão sábia e necessária espera para nos formar e informar. E queremos.

Bem que a sua avó disse que o 2 trimestre é um suspiro. Me sufoquei um pouco no 1 trimestre na ânsia de ter a certeza (olha a palavra safada aí) que você estaria sempre bem e que te manteria comigo. Demorou, mas passou. Como tudo na vida passa (isso é certo mesmo). Até que o 2 trimestre chegou e com isso… a certeza de que está tudo bem? menos ansioso? mais seguro? Não, o entendimento de que a certeza nunca será tão certa – assim como nenhuma “certeza” da minha vida até hoje foi tão certeira (duro, mas necessário de admitir).

O suspiro que chegou foi de quem topou dar as mãos para a incerteza e sugar toda a vida de cada semana, pequena mudança, perda e alegria. De quem aceita que cada dia será um novo desafio, na semana um outro perrengue e cada etapa será mais insano partir de agora.

Filho(a), a vida não é de quem tem certeza. A única certeza que posso te dar é essa. A vida é de quem agarra o frio na barriga e segue. Segue. Pois certo ou não, a vida segue e não perdoa. Não deixe a vida escapar. Bizarramente você veio com essa dose de incerteza que a gente precisava pra viver mais inteiramente cada momento.

Agora, né, como sua mãe, não posso deixar de dizer que a outra certeza é que amor aqui há pra te transbordar – e as piadas prontas do seu pai, ele é desses. E os pêlos da Lucy em você, é certo (tem algum aí? zoeira mas não duvido)