Vocês já pararam pra pensar o que é o corpo de verão que toooodo mundo fala? Dá um google rápido e certamente aparecerão modelos magras, com a barriga chapada, cabelo liso até a cintura com algumas ondulações, numa maioria esmagadora são brancas.

Pois bem, este é o chamado padrão de beleza que é escancarado na nossa cara por todos os lados: revistas, televisão, instagram, comerciais e etc. Nós aprendemos que ser bonita é estar no padrão, caso não seja o mais próximo possível disto você não está pronta para o verão.

Mil dietas sobre como ter a barriga chapada para ir à praia, dietas restritivas de “elimine 5 kg antes de ir pra praia e não passar vergonha”. Pois é, você, principalmente que é mulher sabe do que eu estou falando.

Isso tudo se chama pressão estética, algo que todas as mulheres do mundo sofrem e, principalmente, mulheres gordas (com doses tenebrosas de gordofobia, mas sobre isso podemos falar com mais calma em outro post).

A pressão estética é o modo que o sistema utiliza para lucrar com nossa insatisfação. Veja, eles colocam um padrão de pessoa como objetivo de todas, vendem remédios, procedimentos estéticos, dietas e mais um monte de coisa maluca que você já viu por ai, para que as mulheres que não estão neste padrão comprem e se iludam que possam ficar iguais.

Só que nunca nos contaram que cada corpo é único. Nunca nos ensinaram que cada uma de nós carrega uma bagagem genética, sua ancestralidade, seus traços, e que seguir um padrão não deveria ser a nossa meta de vida.

De verdade, quantas vezes você já deixou de viver um momento, de ir à praia, de ir à piscina, já passou calor, por conta de não querer mostrar o seu corpo? Infelizmente, para todas as mulheres que eu conheço, nenhuma passou ilesa. Seja pelas celulites, por estrias, por cicatrizes, por serem gordas ou muito magras, enfim, sempre, SEMPRE, vão ter questões no nosso corpo que nos distanciam deste padrão de beleza e que nos faz pensar que não somos dignas de expor ele por aí.

A questão é que todo este plano de manipulação das mulheres vem mascarado pelo do discurso “É SAÚDE”, como se todo mundo que colocasse um biquíni pendurasse do lado todo o check-up de exames. Saúde não tem cara, pessoas magras, com a barriga chapada, podem ter problemas de saúde, assim como pessoas gordas podem ter a saúde perfeita (eu to aqui pra contar essa história). Então, é mesmo por saúde ou por que existem corpos dignos de serem contemplados como bonitos ou modelos, e outros que são repugnantes aos olhos de outras pessoas?

Isto se chama construção, sim, nós somos manipuladas a todo o momento, e cada dia é um padrão novo sendo lançado para nós comprarmos e enriquecermos grandes empresas com a nossa inancançável vontade de ser que nem a atriz da novela, a modelo da revista e por aí vai.

Mas isso, ainda bem está com dias contados se depender de muita gente que está lutando para abrir os olhos de cada uma de nós e nos mostrar que NOSSO CORPO É PERFEITO, nosso corpo é nosso, nosso corpo nos carrega, nosso corpo somos nós e cada vez que machucamos ele, que passamos vontade, que fragilizamos nossa saúde mental por conta de algo que só existe para lucrar em cima da nossa insatisfação, perdemos mais um momento de conseguir viver, viver com o nosso corpo.

O corpo de “verão”, o “corpo de praia”, o “corpo de piscina”, é exatamente este que está me proporcionando escrever este texto, que te proporciona estudar, trabalhar, amar quem você ama, sentir o que você sente. Olha quantas histórias nossos corpos contam, vamos deixar que podem nossas vontades? Que nos diminuam? Que comprem a nossa liberdade? Tenho certeza que a resposta é não.

E se o que você vê no Instagram ou nas redes sociais, está te fazendo sofrer por não ter um corpo igual, por falar que pessoas como você não tem um “corpo de verão”, vou te dar o primeiro passo para você se libertar:

Apertar o botão “deixar de seguir” ou “unfollow”.

Consumam contéudos que te libertem e não que te aprisionem mais. Desembaçar sua vista e enxergar outros corpos, acompanhar pessoas de diferentes cores, tamanhos e estilos, abre um universo infinito de novas experiências e de encontrar a beleza na singularidade de cada um deles. É realmente um exercício necessário, a beleza é uma condição que nos obrigam a seguir, e como a gente não é obrigada a nada…

https://www.instagram.com/p/BoFSl8XhGNZ/
https://www.instagram.com/p/BrOTg1ThnF2/

Vivam seus corpos, vivam o verão e todas as outras estações da vida 🙂