Continuando com as boas dicas de verão, os bichinhos merecem atenção redobrada nessa época do ano.


Os cães controlam a temperatura do corpo pela boca, língua, focinho e pelos coxins (almofadinhas das patas), os gatos também, porém também transpiram por glândulas espalhadas pelo corpo, sendo um pouco mais resistentes ao calor do que os cães.

Por isso, deixamos aqui embaixo alguns cuidados que veterinários apontam como importantes para evitar problemas como insolação, queimaduras e outros.

>MAIS ÁGUA DO QUE EM DIAS NORMAIS

Para manter a temperatura dos animais e sua hidratação, é necessário que disponibilizemos mais água colocando vasilhas espalhadas por diferentes locais onde os animais ficam. Durante passeio com cães, por exemplo, levar garrafinhas e um potinho para que consiga oferecer com frequência. Em dias extremamente quentes, coloquem pedrinhas de gelo na água para mantê-la mais fresca.

Para gatos, é possível também disponibilizar uma fonte própria para eles, já que eles amam água corrente e fica mais atrativo para que se hidratem durante os dias.

>HORÁRIO DE PASSEIOS

Para não causar queimadura nos coxins dos cachorrinhos, saia para passear antes das 10h ou após às 18h (pensando no horário de verão), quando o sol não estará forte e o chão não estará tão quente. Independente do horário, faça o teste e coloque sua mão no chão para sentir a temperatura antes de sair. Prefira locais também que tenham sombra para fazer pausas e hidratar o bichinho.

>CONFERIR O LOCAL QUE O ANIMAL FICA

Em muitas casas, o espaço para o animal é limitado ao quintal ou áreas externas. Veja se este lugar é ventilado, se tem sombra, se o chão não está muito quente.

>BANHO E TOSA

Os banhos com frequência e tosa de animais muito peludos ajudam também a controlar a temperatura do animal. O banho em gatos não é muito indicado, mas passar um pano úmido também pode ajudar a refrescar.

>NUNCA DEIXEM ANIMAIS DENTRO DO CARRO FECHADO

Quando estiver com animais no carro, nunca os deixem dentro, nem por alguns minutos. A temperatura dentro do carro sobe muito rápido e o animal pode ter hipertermia (aumento da temperatura corporal), provocando desmaios e parada cardíaca e isto pode ocorrer em poucos minutos. Mesmo com o carro em movimento, ligue o ar condicionado ou mantenha as janelas abertas para circular o ar.

>PROTETOR SOLAR

Existe protetor solar exclusivo para pets, e eles protegem animais do câncer de pele, principalmente para cães e gatos de cor clara que sofrem mais com a incidência dos raios solares. É necessário passar nas áreas onde não há pelos, como focinho, orelhas e barriguinha.

>DE OLHO NOS SINAIS DE INSOLAÇÃO

Se o seu bichinho aparenta estar exausto, puxando a língua para fora com muita constância, apático, tonto, vomitando ou se cai no chão, são sinais de insolação. Para ajudá-lo, leve-o para um local arejado, com a temperatura mais baixa o possível e coloque bastante água no torso, cabeça e pescoço. Tente dar água para o bichinho beber e leve-o para o veterinário.

______________________________________________________________________________

Espero que tenham gostado de mais uma dica de verão e que seus bichinhos possam curtir o máximo possível com você de forma saudável 🙂