Mais dureza que completar uma maratona, é recomeçar.

É uma sacanagem essa comparação, mas o pós maratona é uma coisa de doido. Você se sente capaz de qualquer coisa, mas ao mesmo tempo, parece que seu corpo tem mais preguiça que o normal. Quando não é o corpo, a cabeça quer muito, você se anima, se empolga, não vê a hora de correr, mas quando chega a hora de colocar um pé na frente do outro, não vai – eles pesam 10 kg a mais. No primeiro mês depois da primeira maratona eu pensei que nunca mais faria outra. A sensação de cruzar a linha de chegada nunca vai sair da minha mente e sempre irá me emocionar, mas no pós os dias mais lentos, difíceis e a sensação de que não eu não ia sair do lugar. Era impossível me imaginar fazendo tudo aquilo de novo – e melhor. Ai que mora o drama.

Depois da maratona você pensa que pode fazer mais rápido ou ir mais longe. Você quer melhorar o seu eu de ontem. Diferente de esportes coletivos, na corrida você não tem quem culpar. Você não conseguiu porque você não conseguiu. Ponto. O primeiro mês eu diria que é quase todo nessa vibe. Parece que o corpo demora para engatar de novo, de novo e de novo.

Essa é uma questão de recuperação muscular também. Dizem que nos primeiros 45 dias o seu corpo ainda está trabalhando para restaurar as microlesões e estabilizar o metabolismo. Além de que é bem provável que você fique gripado ou com a sensação de um resfriado por uns 10 dias, por conta do sistema imunológico que fica mais suscetível. Tá, bem legal tudo isso, mas ainda assim a gente não se contenta em perder tempo e quer sair correndo melhor logo na semana seguinte…

Dessa vez eu me foquei em fortalecer. No ano passado eu tentava diminuir meu tempo nos 10K, mas parecia que não fluía. Fiquei super abalada. Nesse ano estou tentando manter bem a alimentação e puxar os ferrinhos na musculação para estar forte. Diminui um pouco o volume das corridas, mas estou fazendo bike também para trabalhar os músculos e ter menos impacto.

Até agora está indo bem. Não sei. Trabalhar com expectativas e empolgação é complicado. Acho que esse é todo o drama do primeiro mês.

Se você terminou a maratona bem, provavelmente voltou da prova olhando o calendário da próxima. Nesse tempo, o corpo, precisa descansar e recuperar. Estou tentando sintonizar ele com a minha cabecinha empolgada.

Vai que dá.