Correr me ensinou pouca coisa sobre corrida, me mostrou muito mais sobre a vida. Talvez seja por isso que a gente sempre conhece alguém que diz “eu tenho um amigo que é viciado nesse mundo de corridas”. Na verdade, a gente vicia nesse gostinho de vida. A gente vicia na ideia de que um dia podemos alcançar o que a gente sonha hoje. E a corrida ensina que a gente pode – é só correr.

A corrida é feita de processos e fases. Primeiro você tenta, tenta e tenta. Pensa mil vezes em desistir. Mas se você passar 1 mês inteiro tentando 3x na semana, você vai ver pequenas evoluções e vai pensar “o que será que me espera no segundo mês?”. E assim vai. Até o dia em que você marca uma prova de corrida, se anima, adora a energia, quer fazer parte daquilo, mas só querer nunca levou ninguém a nada. Você precisa diariamente continuar.

Então você separa meia hora do dia para cuidar de você, aliviar a cabeça, meditar, descarregar o stress. E percebe que funciona. Até que chega o dia que você realmente não quer, tem algo melhor pra fazer ou a cabeça não para de te sabotar, mas ainda assim, você vai, faz uma corrida mais ou menos e pensa: eu fui. E você entende. A corrida não é sobre os dias fáceis, mas sobre continuar nos dias difíceis.

Depois de meses, você percebe que a dificuldade de fazer 3 ou 5km já diminuíram. Suas pernas não sentem tanto, as dores são poucas e consegue até conversar um pouco com o amigo do lado enquanto corre. E este ciclo se repete e repete. Correr 5km ficou mais fácil? Correr 10km ficou mais fácil? Não, você quem ficou mais forte.

Se você continuar hoje, amanhã será muito mais fácil de compreender as dificuldades que precisou passar.

Quando digo que correr me ensinou mais sobre a vida, é isso. Tudo são processos que precisamos passar. Se você sonha em um dia completar 5km, saiba que primeiro você precisará passar pelo 1km,2km,3km,4km e chegar no 5km. Não tem como mudar isso. São estes kms que nos fazem crescer. Alcançar os 5km é só comemoração. A vitória é a construção diária. É aceitar cada fase e saber que você só vai alcançar se continuar.

Hoje, alguns kms depois, eu sei. Sei que dói e quando dói. Sei dos dramas que vou querer fazer, das desculpas, dos mesmos erros e dos novos medos. E, em meio a tudo isso, sei que posso continuar. Pois as melhores sensações da vida, só são tão gostosas, por conta da dificuldade do percurso.

Correr não é fácil, você quem topou compreender e viver inteiramente as surpresas da vida.

E continuar.