A vida tem dessas. Aqueles dias em que a gente acorda com os olhos pregados, vira e revira para não levantar. Mas, levanta e nem sabe o porque. Ai a gente se veste, põe o chinelo velho nos pés, pega 3,50 na bolsa e procura os óculos escuros, só para esconder os olhos inchados daquela insônia danada.

O elevador demora uma eternidade pra chegar. Enfim, por sorte, não tem quase ninguém na rua: é um daqueles dias, que sorrir é difícil e falar um bom dia parece ser quase impossível. Mas ainda assim você sorri gentilmente para o vizinho que passeia devagar: sorrindo e sorrindo.

E foi em um dia desses que resolvi sair sozinha para comprar um café no posto da esquina. Mas ele parecia estar tão longe, tão longe. Olhava para baixo, procurando ritmo na troca dos pés. Em dias assim, a gente não pensa em nada. A gente se lembra de frases como “sorria que sso mudará tudo”, mas a gente parece que não quer saber. Então se pensa, pensa, pensa em tudo, mas não pensa em nada, e até que é bom? Não sei explicar, mas traz a sensação que a vida não é tão programada. Pensar só por pensar e pensar.

Pago meu café  com os exatos 3,50 que carregava no bolso. E de alguma forma, aquele parecia o melhor café que eu já tinha tomado. E em momentos assim, a gente só sorri. Porque depois de um tempo vivendo, a gente percebe que são em dias nublados como este que contrastam os dias mais alegres, e a gente não se desespera por se sentir assim. Só espera, preparando a hora de sorrir. A felicidade chega, sempre chega.

E pensa que só por hoje, você quer ficar quietinho, para não tirar o riso de ninguém. Mas que amanhã, ah o amanhã… vai ficar tudo bem. Pois você descobriu que tem café bem docinho, para qualquer hora, todos os dias.

Aí, no dia seguinte, faço o mesmo caminho olhando para o céu e distribuindo bom dia a todos que passam. Até que um vizinho dá um sorriso discreto e com muito esforço pronuncia as palavras tentando dizer “bom dia”, segurando na mão um copo de café. E eu só o comprimento, fazendo um sinal com a cabeça e um olhar de quem o compreendeu. Prossigo meu caminho, sorrindo sozinha. Pois eu sei, que amanhã, com ele, vai ficar tudo bem também. Afinal, tem dia para todos. Tem dia pra tudo.

E a vida? ainda assim, é doce. Se é…
Mas, o café tem que continuar sempre quentinho. ♡