Lucy é solar. Talvez tenha sido isso que fez com ela e Fabio sejam unha e carne: os dois são movidos a luz.
Essa época do ano, todo final de tarde, cai aquele clássico temporal de verão em São Paulo.

Nos primeiros dias Lucy ainda mantinha a esperança e acordava descendo feito doida as escadas e corria no corredor até ver uma nuvem preta que começa dar as cara lá pelas 15h. Ela sentava e ficava olhando pra minha cara como quem esperava que eu pudesse fazer alguma coisa. Às 16h caiam as primeiras gotas e Lucy já começava a rodar pegando o próprio rabo como uma espécie de dança pra não chover – em vão, mundo caia. O céu fechava e ela deitava no meio da sala como quem se entrega. Como quem esperava a hora do sol aparecer de manhã de novo, secar o piso e ela fazer todo seu percurso esperançoso de novo.

Com a chuva, vinha o tédio e Lucy é daquelas que não quer se entregar ao ócio e imaginava um agility entre deitar nos meus pés, nos pés do Fabinho e até se encostava no Ringo. A chuva era um caos que nos deixava pertinho. E assim ia todo mês de janeiro.

Mudamos e janeiro é diferente aqui. Parece que vai chover, a gente corre pra tirar as coisas do varal, mas não chove. Lucy já corre pra dentro da casa pra se aninhar, mas não chove. E essa dança já nos confundiu tanto que começamos a desencanar de tirar as coisas do varal – aí chove é óbvio.

Hoje sentei pra tomar um sol as 6:30am (único horário prazeroso e possível) e Lucy sentou comigo. Claramente não tinha espaço pra nós duas nesse degrau, já começou o suador, mas ficamos. Ela com essa cara boba alegre e eu passando a mão no seu cangote, com minhas mãos forradas de pêlo, disse: janeiro tá diferente, né? Sorte a tua. E ela me encarou como quem quer dizer: eu fiz minha dança da não chuva por anos agora que funcionou e é sorte?


Entramos e fomos trabalhar todos juntos em frente ao ventilador. O calor é um caos (suado) que nos deixa pertinho também. Em qualquer estação, esfriando, florindo ou caindo o mundo… a gente vai pra lá, pra cá e escolhe ficar quando a companhia nos faz sentir um sol todo dentro do peito.

Tipo, você, Lucy. #nadaalémdosimples

Você já me segue no instagram? Tem muito conteúdo novo por lá <3

Isa Ribeiro (@ribeiro_isadora) • Fotos e vídeos do Instagram