Você já perceberam que eu sou chegada num livro filosófico, né? Gosto muito muito mesmo de falar da vida e dos seus conflitos e relações. E foi com essa tal curiosidade que um dia cai no canal do Youtube da Casa do Saber e em muitos vídeos do neurocientista Pedro Calabrez. Eu e Fábio estávamos em um sábado de bobeira em casa e ouvimos todos os vídeos dele. São conversas curtas e muito construtivas, daquelas que você ouviria o dia todo alguém falar. Desde então sou grande fã do trabalho do Pedro e acabei sabendo do lançamento deste livro dele em parceria com o filósofo Clóvis de Barros.

O livro Em busca de nós mesmos é um mergulho na filosofia junto com a neurociência. Um match maravilhoso pra gente conversar e discutir temas que deixam a gente com cabelo em pé na vida. Diferente de muitos livros que já indiquei aqui no blog, este é um pouco mais denso. Você precisa de um tempo para digerir para acompanhar toda a alinha de raciocínio, além de alguns capítulos de histórias filosóficas que fluem um pouco mais devagar. A leitura não é difícil, pelo contrário, ela é bem leve, mas pede sua atenção.

Nos primeiros capítulos os temas são sobre a origem da vida, destino, sentido da nossa existência e o significado de uma vida boa. Gosto que os dois autores trazem grandes provocações, o que faz com que cada um leia e crie o seu próprio pensamento e devaneios sobre os temas.

É muito difícil fazer uma resenha sobre o livro, pois ele é realmente como uma conversa. Você consegue se imaginar tomando café com os autores e falando sobre a vida. Os temas são excelentes para somar conhecimento, principalmente para o crescimento pessoal dentro de uma empresa e nos relacionamentos. Tenho certeza que se você já questionou ou pensou um pouco sobre estes assuntos, irá gostar de conversar sobre isso com Pedro e Clóvis neste livro 🙂