“O Chamado da Coragem” é a tradução livre deste documentário lançado pela Netflix da pesquisadora Brené Brown, e sim, a gente indica e muito você assisti-lo.

Uma vez escrevemos aqui o post “Coragem não é ausência de medo” e depois que vimos este documentário foi tipo: WOW! É isso que realmente queremos dizer, por palavras de alguém que estuda socialmente a vulnerabilidade.

Brené Brown é também autora do livro “A Coragem de Ser Imperfeito” e palestrou no TEDex sobre o poder da vulnerabilidade. Sabe alguém que domina o assunto e ainda transmite de uma forma super leve? Então, é ela.

A forma com quem ela expõe e traduz o que é vulnerabilidade faz com que a gente reflita sobre todas as áreas da nossa vida. Sobre como escolher viver uma vida vulnerável pode nos ensinar a ter coragem para enfrentar todos os nossos caminhos.

Durante o documentário ela conta histórias pessoais e da sua vida profissional para nos aproximar. Sim, ela fala, escreve e pesquisa sobre a coragem e também é vulnerável, todos nós podemos nos deixar sermos quem somos para viver.

Ela nos conta que o oposto de pertencer é o “caber”. Nem todos os lugares são do nosso pertencimento, e nós tentamos sempre nos adaptar, mudar ou até nos mascarar para entrar nesses locais. Brené fala sobre como precisamos estar nos locais onde cabemos, onde os nossos “defeitos” podem ser qualidades em alguns locais e situações.

Parece sério né? Mas garanto que durante todo o documentário você vai rir várias vezes, provavelmente vai se emocionar em outras também. A maior lição que a Brené nos passa é: até quando vamos ficar no “e se…?”, enquanto podemos ser e viver o que nos cabe e o que podemos alcançar.

O trailer oficial abaixo está somente em inglês, mas no Netflix tem legendado também. Clique aqui para assistir o documentário completo.