Sempre ouvi falar muito sobre shiatsu e confesso que nunca entendi muito bem como funcionava, seus benefícios e até mesmo qual momento melhor para fazer. Quando conheci a Yuri e o Cris do Spa in Box, minha curiosidade aumentou bastante. Eu já tinha feito a massagem desportiva e gostado muito, a massagem também é bem relaxante para um dia pós corrida ou até mesmo pós uma semana que foi pesada de exercícios. Então, na outra semana, resolvi experimentar o Shiatsu e para minha surpresa, gostei mais do que tinha imaginado.

Pelo desgaste dos exercícios e também por uma semana corrida com grande cansaço mental, o shiatsu é interessante para aliviar pontos de dor ou possíveis incômodos. O mais engraçado foi ter descoberto muitos deles, que até me ajudaram a corrigir um erro de pisada ou movimentos no dia a dia. Eu sinto bastante sobrecarga nas costas, principalmente nos dias em que faço duas vezes nas semana musculação no grupo destes músculos. Além de é claro, trabalhar muito tempo sentada e tentar me policiar para levantar de tempo em tempo. O shiatsu tem relaxado muito estas dores e me “forçando” a fazer uma pausa no meio da semana para relaxar e concentrar em mim. Pedi para o Cris responder algumas perguntas para vocês conhecerem mais sobre 🙂

No que consiste o Shiatsu e quais os principais benefícios?

A tradução literal de Shiatsu é “pressão com os dedos”, e a técnica consiste em proporcionar o reequilíbrio da energia vital através do estímulo de canais no corpo chamados de meridianos (os mesmos da acupuntura), pelos quais essa energia vital circula. Os benefícios percebidos após uma sessão de Shiatsu vão desde o relaxamento até uma sensação de mais vitalidade, mais energia, e também pode se sentir o alívio de sintomas fisiológicos (gastrite, enxaqueca, prisão de ventre) e emocionais (depressão, ansiedade).

Como saber quando precisamos reequilibrar nossa energia?
Os principais sinais de que o fluxo de energia tem algum desequilíbrio são a “falta de energia”, falta de ânimo, e muitas vezes o surgimento constante de sintomas no corpo (gripe, por exemplo) ou dores musculares crônicas.

Há contra-indicações?
Sim, o Shiatsu não é recomendado para gestantes, e nem para pessoas que tenham se submetido a tratamento de câncer nos últimos 5 anos. Também não é recomendado para pessoas que tenham estado febris nos últimos 2 ou 3 dias.

Parece super inofensivo né? haha mas é incrível como descobrimos alguns pontos e lugares do corpo que não imaginávamos sentir qualquer dor. Na hora, confesso, principalmente depois de correr, sinto um pouco de dor, mas ela é totalmente suportável e vamos nivelando a força da pressão. Conforme cada ponto é pressionado, existe o contato da dor, mas aos poucos ela começar a dissipar. No dia seguinte você está nas nuvens!

Estou curtindo muito 🙂

Para conhecer mais sobre o Spa in Box é só acessar aqui