Meditação sempre foi uma palavra que soava mística para mim e como uma pessoa ansiosa com pensamentos a mil, eu dizia “nunca vou conseguir parar de pensar“. Até que meu irmão foi para um retiro religioso – que não era budista – e ele mencionou que acordava as 5 da manhã para meditar. ? E o meu “hã” ficou tão estampado que ele disse “meditação é harmonia e consciência consigo mesmo, não depende de religião, mas de ver a bondade e querer se descobrir”. Tempo depois, em meio a uma fase estressante da vida, resolvi tentar. Lia algum texto do Sri Ravi Shankar, Fernando Pessoa, Martha Medeiros ou nada e começava o dia. Escolhi a manhã pois é meu horário preferido e é quando busco o silêncio interior e exterior, naturalmente. Percebia que quanto mais eu tentava forçar me aquietar, mais me afastava do silêncio e quanto mais deixava fluir, eu conseguia. De certa forma, parecia que o corpo realmente precisava disso: um respiro.

Algumas pessoas me pediram para falar sobre meditação por aqui e fiquei extremamente feliz, pois foi uma prática que me transformou completamente. Por isso, convidei o Venâncio, fotógrafo sensível, pessoa muito do bem que conduz aulas de Yoga e meditação em Curitiba e que se dispôs a transmitir o seu conhecimento e falar um pouco sobre como meditar e a importância dessa prática na nossa vida. Abaixo, em suas próprias palavras, uma pequena introdução e o seu relato de como a meditação o renovou.

Antes de dar dicas de como meditar é importante responder a duas perguntas: 

O QUE É MEDITAÇÃO ?

Meditar é buscar a conexão com si próprio. Uma conexão que sempre houve, mas que, por inúmeros motivos, acabou se perdendo. Yogi Bhajan, um dos grandes mestres de yoga de todos os tempos, definiu assim:

Meditação é quando sua mente se torna limpa e receptiva, e você pode ouvir o Infinito.

POR QUE MEDITAR ?

Meditamos para que possamos nos conhecer, estarmos plenamente presentes e caminharmos para ser a melhor versão de nós mesmos. Muita gente pensa que a meditação serve para fugir, esquecer dos problemas do dia-a-dia. Pelo contrário: A meditação lhe trará clareza de pensamento para que você enfrente e resolva as questões da vida prática. A mediação é uma ferramenta! Ela pode rapidamente te livrar da insônia, da ansiedade, pensamentos destrutivos e demais influências negativas, sejam elas de origem interna ou externa.

A meditação e a prática do yoga transformaram profundamente minha vida. Como todo ansioso, eu gostava de dizer que era “a pessoa mais ansiosa do mundo”. Sofria de insônia. Quando conseguia dormir, a qualidade do sono era terrível. Minhas energias mental, emocional e física beiravam o zero. A falta de capacidade para lidar com frustrações e rejeições me mantinha num estado mental negativo todo o tempo. Meditação e yoga fizeram por mim, já nos 3 primeiros meses, o que 3 anos de outras técnicas jamais chegaram perto de realizar. É uma tecnologia simples, gratuita e que te acompanha onde quer que você esteja. Uma intervenção física e mental muito poderosa e bastante pertinente nos dias de hoje. Pelas notícias que vemos, pode parecer que o mundo está ficando cada dia pior. Gosto de pensar que é o contrário: a luz está chegando, e quando a luz chega, podemos ver o que antes estava escondido nas sombras. Nos conhecendo melhor, podemos nos reconhecer no outro, e ver o outro em nós. Isso muda tudo, pois nos traz a consciência de que somos um!

Interessados? Então vamos dar uma olhada em dicas simples de como podemos começar
… 
no próximo post 🙂