1. Passe tempo com você
    É engraçado como ainda é um tabu muito grande uma pessoa sair, ir ao cinema, comer ou tomar um café sozinha. Passar tempo com nós mesmos é uma fase que não pode passar nunca – sim, mesmo que você se case. Pode ser um banho, fazer a unha no sofá, ver um filme que só te interesse, tomar café na sala, correr, meditar, olhar pro teto: qualquer coisa. Mas é preciso. Atualmente recebemos muitas informações, além de trabalho e os deveres de cada um, então parar um tempinho para se ouvir é um respiro necessário para vivermos uma vida presente. Sendo inteiros nas nossas decisões e no que escolhemos diariamente. Aproveite você mesmo!
  2. Tenha objetivos pessoais
    “Somos do tamanho dos nossos sonhos”, amo essa frase. Realizar sonhos nos move e deixa a vida mais leve. Acontece que conforme vamos ficando mais velhos, vamos deixando muitos sonhos que consideramos “bobos” de lado. Existe o outro lado da moeda, que são as responsabilidades da vida, mas precisamos equilibrar e achar uma forma de nos divertirmos e começarmos aquele curso de culinária, falar uma língua diferente, escrever um diário, bordar, jogar um esporte que ninguém conhece ou tocar aquele instrumento que você achava o máximo. Não é fácil, porém conforme vamos nos animando fica mais fácil encontrar uma brechinha ou outra e até mesmo, colocar um limite em algumas áreas para gastarmos tempo com nós mesmos. Gastar não, investir.
  3. Seja gentil com você!
    Temos a péssima mania de nos cobrar demais em todas as áreas: trabalho, relacionamentos, amizades, família, exercícios, enfim. Sempre tem algo que achamos que não está à altura. Acredito que precisamos ter a consciência de que somos uma obra inacabada e sempre teremos algo para melhorar, mas não devemos deixar que isso nos pare e tire a nossa motivação de continuar. Muito pelo contrário. Precisamos curtir cada pequena conquista, sentir orgulho das decisões que nos fazem amadurecer e viver nossas emoções com respeito e atenção.  Seja gentil com seu coração! Ninguém é um robô.
  4. Valorize-se!
    Uma das maiores dificuldades é valorizar nossas qualidades. Coisa doida né? Muitas vezes temos habilidades, coisas bacanas e bonitas sobre nós e valorizamos muito mais quando observamos isso em outras pessoas. Acredito que este seja um processo de dentro pra fora, em que abraçamos as coisas boas em nós, buscamos melhorar e aceitamos algo que não é tão legal mas faz parte de nós. Todos temos defeitos, mas vai de cada um só enxergá- los ou ser compreensivo e flui com o que há de tão lindo. Depois, olhar no espelho e sorrir para sí mesmo, é uma consequência em paz, pois criamos olhos para ver o que é essencial em cada um e em nós mesmos.
  5. Se análise e aprenda um pouco sobre você a cada dia
    Se observar e analisar é um dos bons segredos da vida. Teve uma atitude maluca? pensa porque, o que você sentiu, o que passou na cabeça, como pode reagir melhor a isso. Teve uma atitude bacana? legal, me senti bem por isso e aquilo. E assim a gente vai se descobrindo e redescobrindo. Melhor ainda, vamos aprendendo quem somos e nos conhecendo. Sempre seremos uma caixinha de surpresas, mas mergulhar em nós dá forças para enxergar com clareza nossas emoções, razões e reações.

Estes são alguns pontos que me ajudaram e que ainda fazem parte do meu dia a dia repetir e retomar. Mude o foco, melhore a forma de se ver e priorize-se. Não desista de você! Você pode perder a chance de fazer um grande amigo, pra vida toda 🙂