Bora entender como nosso cabelo funciona? Do que é composto? Qual a real função do cabelo? O que faz nossos cabelos se diferenciarem?

Como cresce o cabelo?

Antes de te explicar como que cresce vou te contar uma curiosidade:

O cabelo do ser humano cresce sem parar no quesito comprimento (em condições saudáveis), ele reduz o crescimento quando vamos envelhecendo. Ok, mas e daí? Então, isso só acontece com a gente. Todos os outros mamíferos têm pelos que crescem até determinado comprimento e param.

E como isso acontece? Bom, no couro cabeludo nós temos estruturas em formas de tubos chamadas de folículo piloso, é onde cada fio se desenvolve. No fundo dessa estrutura tem uma parte chamada de raiz, ali as células que constituem nossos fios vão se multiplicando e vão “empurrando” o fio, assim o fio vai crescendo

Todo fio nasce, cresce e cai. Em média o nosso cabelo cresce em média 1,5 cm por mês. A maior aliada do crescimento capilar é a alimentação. Ter uma alimentação rica em nutrientes é a melhor forma de manter o crescimento do cabelo saudável.

As estruturas

Então, a função do cabelo é proteger a nossa cabeça das radiações solares, impactos, sujeira e etc.

O fio de cabelo é um pelo e sua estrutura é parecida com todos os pelos que temos pelo corpo, porém a sua particularidade é que o cabelo tem uma camada de queratina.

O fio é separado em 3 partes: cutícula, córtex e medula.

A cutícula é a parte externa que se divide de 5 a 12 camadas sobrepostas que servem como proteção das partes internas. Elas são compostas de lipídios resistentes à agua, agindo como um hidratante natural. Quando nosso cabelo está danificado, ressecado, poroso ou caindo é porque a cutícula está rompida, deixando as estruturas internas sem proteção.

O córtex é quem é responsável pela cor, textura, resistência, elasticidade e quantidade de umidade natural do nosso cabelo. Podemos dizer que é a parte mais importante. É nessa parte que existem proteínas que se agrupam dando resistência, e onde fica a melanina, que define a cor do cabelo.

Vou apresentar pra vocês a ponte de dissulfeto, essa ligação química é o que define a textura do fio, quanto menos ligações mais liso e mais ligações mais crespo. Inclusive esses produtos de alisamento agem sobre essa ligação, quebrando a ponte de dissulfeto, por isso que são irreversíveis. O calor do secador, da chapinha ou do baby liss também tem essa função, de modelar, quebrando a ponte de dissulfeto, mas quando molhamos o cabelo as ligações voltam ao seu estado natural (o uso contínuo desses métodos também pode influenciar na estrutura no fio de forma mais permanente).

A medula é a parte mais interna do fio e ela não está em todas as pessoas. Ou se está ela aparece em fios mais grossos ou brancos. Este canal medular pode ficar vazio ou completo de queratina. Mas a existência ou não dessa parte não muda em nada a estrutura do fio de pessoa para pessoa. Não existe uma função muito determinada cientificamente dizendo, alguns estudos apontam uma associação ao momento de germinação do fio, servindo como um direcionador.

O que é um cabelo saudável?

Nos cabelos saudáveis as cutículas ficam bem fechadas, não deixando nada passar para dentro, mantendo as moléculas de água e proteínas seladas dentro do fio. Isso deixa o cabelo mais brilhoso, maleável, forte e macio.

Se você consegue ver pontas duplas é porque aquela parte do fio está sem a cutícula.

O fator que mais pode afetar a cutícula é o shampoo, acredita? Se utilizamos produtos que tem o pH mais alcalino as cutículas se abrem. O pH do nosso fio é ácido, então é recomendável que se utilize produtos com pH neutro ou levemente ácidos. A fricção dos fios no momento de lavá-los aumenta ainda mais o dano, por isso é melhor massagear de levinho e só o couro cabeludo.

Elementos como lauril éter sulfato de sódio, lauril glicosídeo, lauril sulfato de amônio, coco betaína, oleil betaína e outros aniônicos e anfotéricos são encontrados na composição de shampoos de farmácia e supermercados e também danificam essa parte. Por isso hoje muitas pessoas adotaram métodos de lavagem capilar que são chamados de low-poo ou no-poo.

Esses métodos utilizam produtos que não contém estes e outros elementos e são recomendáveis principalmente para pessoas com cabelos cacheados ou crespos, pois os fios são naturalmente mais secos, já que a oleosidade natural do cabelo não desce para o comprimento por conta das curvaturas.

Gostou de saber mais sobre o nosso cabelo? Conta aqui pra gente! 🙂