O casamento como conhecemos é uma instituição que durante anos e anos foi feita para fins de contrato. Contrato de lotes, contratos entre famílias, contratos de virgindade e assim vai. Muita coisa envolvida que não combina mais com os dias de hoje.

Junto com uma sociedade patriarcal, a educação de nós mulheres foi com base no amor romântico, filmes da Disney, princesas, príncipe chegando no cavalo branco para nos salvar deste terrível mundo e viver o felizes para sempre.

Pois é, e com isso muita gente se desiludiu com os casamentos vendo pais se separando, brigas de casais e por aí vai. Muita gente decidiu que não quer casar, e isso é uma escolha, ainda bem que hoje podemos escolher.

Mas, depois de todos os posts sobre o nosso casamento e conversando com amigas minhas que já se casaram, decidi falar aqui o porquê de nos casarmos hoje. O que tem mudado? Quais são as nossas ideias hoje?

Foto por: Fábio Oliveira – @fabiooliveiraweddings

Vocês já sabem, eu e o Fabinho já estamos juntos há 9 anos, morando juntos, dividindo teto, contas, cachorros e a vida. Dividindo família, dividindo alegria e tristeza, nosso elo já estava ali, sempre esteve. E de novo, por que casar então?

Nós sempre falamos aqui sobre o tempo de cada pessoa, e no caso de um casamento, de um casal. Alguns casam-se em meses, outros em 2 anos, outros em 9 e até mesmo mais de 20. A realidade é: cada um tem o seu tempo, e respeitar o tempo é algo que nos faz mais pra perto da realidade.

Foto por: Mandy – @aessenciadobem

Não tem príncipe encantado, não tem princesa indefesa, têm duas pessoas vivendo e aprendendo dia após dia a relação da convivência, de saber o amor e a dor do outro, de entender que “pra sempre” não existe, mas que existe hoje.

Hoje com a família que nos ama, com os amigos que frequentam a nossa casa, com o trabalho, com as vontades. Dinheiro é algo que precisa ser pensado na hora de casar, tudo deve ser pensado e exatamente por isso que existe tempo para tudo, tranquilidade e realidade são palavras-chaves neste momento.

Casar hoje significa liberdade, assim como a escolha de não casar. É a liberdade de festejar e aprofundar as relações, trazer mais para perto quem nos ama e fazer com que dividam esse amor genuíno, livre.

A gente é livre para amar.

Uma festa, uma cerimônia reflete a relação das pessoas envolvidas. Desde o planejamento, o casamento se reflete nas decisões, nem todo momento é fácil, muitas vezes será necessário abrir mão de coisas no dia a dia para dar certo.

Mas a vida é isso, com casamento ou sem, se relacionar é empatia, é respeito, são escolhas.

Foto por: Felipe – @aessenciadobem

______________________________________________________________________________

Espero que tenham gostado da maratona sobre o casamento, acompanhem nosso canal, porque ainda terão vídeos do casamento por lá 🙂