As demandas de visibilidade feminina são urgentes, pois cada vez mais as mulheres estão se conscientizando, alertando e denunciando os crimes, desigualdades e atitudes contra a mulher.

Assim, diversos projetos surgem com o propósito de auxiliar as mulheres em diferentes casos e áreas. Neste post mostraremos alguns projetos feitos por mulheres para mulheres.

> Mapa do Acolhimento

O Mapa do Acolhimento é um projeto que visa dar assistência às mulheres que sofreram algum tipo de violência. As criadoras do projeto idealizaram uma plataforma onde é possível mulheres se cadastrarem para serem acolhidas, terapeutas e advogadas se cadastrarem para prestar acolhimento através de seu trabalho voluntariamente para estas mulheres e cadastramento de locais públicos de assistência aos casos de crime conta a mulher em todo o Brasil.

Sempre importante ressaltar que para denúncias de violência contra a muher o número é 180.

> Reprograma

Com a mensagem curta e clara, “reduzindo o gap de gênero no setor de tecnologia por meio da educação”, o Reprograma é uma iniciativa social
que foca em ensinar programação para mulheres cis e trans que não têm recursos e/ou oportunidades para aprender a programar.

Os cursos capacitam mulherem em programação front-end, dão conhecimentos básico de empreendedorismo e apoio profissional e mentoria de profissionais mulheres que são referência na área.

Então já sabem, se estão atrás mulheres programadoras deem uma olhada nas turmas da Reprograma e se você é uma mulher que tem desejo de entrar na área da programação, este é o seu lugar.

> Rede Asta

A Rede Asta é um negócio social que transforma artesãs em empreendedoras e resíduos em produtos bons, bonitos e do bem, sim, é uma rede que além de empoderar artesãs a serem empreendedoras também se preocupa com o desenvolvimento sustentável, transformando resíduos corporativos em produtos que contam histórias.

Muito amor né?

> InfoPreta

Com a consciência do racismo estrutural, a InfoPreta foi a primeira instituição feita por mulheres negras e minorias a fim de promover a inclusão destas pessoas no universo da tecnologia. Hoje o projeto atua na área de assistência técnica de computadores, desenvolvimento digital e ainda possui programa educacional.

Bom, agora vocês já sabem para onde recorrer caso dê algum bug nos seus equipamentos. Leiam mais sobre o projeto aqui.

> @eai.taboa

Com um perfil no instagram, o @eai.taboa traz entrevistas com diversas mulheres, de diferentes áreas e temas. Todos os meses elas se aprofundam em um tema específico e convidam mulheres que estão envolvidas de alguma forma neles para contar suas histórias. É uma plataforma de conteúdo empoderadora e tem como objetivo divulgar as diferentes vivências de mulheres e para que assim nós possamos nos conhecer melhor. Sororidade né mores?

______________________________________________________________________________

Dá até um quentinho no coração 🙂 Não se esqueçam de compartilhar com a gente projetos que vocês conheçam!!