Todo mundo sabe mas, a gente insiste em esquecer disso.

Eu nunca fui das que mais se cobrou para estar sempre visualmente impecável. Com certeza por ter crescido em uma casa que não me criaram para ser princesa, mas para bater perna no mundo. Ainda assim, dia destes, fui gravar um vídeo para o meu canal do youtube. Terminei, gravei, bateu aquela sensação bacana de que sim, talvez eu possa ter contribuído para alguma coisa boa para alguém. Fui assistir e conferir para ver se estava tudo ok com o material e… desisti de postar.

O motivo? tenho dois dentes da frente que vou precisar corrigir, devido ao dente do ciso que começou a querer nascer. Abri o vídeo e só conseguia ver isso. Só. “Não vou postar”, eu disse em voz alta. Barba ao meu lado perguntou o porquê e o que estava acontecendo. Tentei explicar e nem percebi que soltava aquela voz de vergonha, de quem não se orgulha, de quem se esconde, “só consigo ver essa droga de dente”, disse deitando entre as almofadas. Eu sei quando ele fala algo bem sério e não é a primeira vez que ele diz isso pra mim, olhando fundo nos meus olhos:

– Isa, você não precisa ser perfeita.

Quando não consigo lidar com tudo e mesmo assim termino o dia esgotada, eu sei, não preciso ser perfeita. Quando não dou conta de viver, administrar o trabalho, estudar, ser filha, esposa, amiga, dona de dois viras, me sentir bem, eu sei, não preciso ser perfeita. Infelizmente, o mundo nos diz o contrário.  Ainda mais quando se trata da nossa imagem, a casca que carregamos que precisa estar sempre intacta aos modelos e padrões. As vezes, quase sempre, a gente precisa parar e se lembrar que somos humanos e não feitos para sermos programados e moldados. Antes de aparecer a culpa, com aquele sentimento de insuficiência e uma onda de sentimentos por conta de uma palavra, que muitos interpretam como adjetivo e elogio lembre-se de quem você realmente é. Isso é lindo.

Aqui, eu nunca ouvi que eu era “perfeita pra ele”, “perfeita em meu jeito”. A palavra perfeição e, consequentemente, a culpa, simplesmente não existe no vocabulário dele. Não é por falta de grandes declarações, mas pela mera realidade de gerar essa cobrança que ninguém precisa carregar. Precisamos melhorar? sempre e muito, ainda mais por dentro. Porém, nunca, NUNCA, deixar de fazer algo. Eu jurava que tinha me livrado disso, dessa ideia de não fazer ou viver apesar dos meus defeitos. Pelo visto isso é algo que, diariamente, a gente precisa se policiar e lembrar. Precisei gravar aquele vídeo pra isso.

“Você não precisa ser perfeita”, não é a primeira vez que ele diz pra mim.

Talvez eu precise ter esse diálogo e repetir isso para eu mesma. Talvez não, com certeza.

Todo mundo sabe mas, a gente insisti em esquecer disso. Achei que deveria lembrar você por aqui também. VAI QUE você esteja em um dia que também precise.