Nossa viagem para Israel foi uma surpresa. Conto pra vocês melhor o dia a dia no nosso VLOG que saiu lá no canal 🙂 Aqui, quero deixar registrado alguns detalhes que não compartilhei no vídeo.

Eu nunca tinha visto muita coisa de lá, confesso. Fora um pouco da parte histórica, eu não sabia quase nada. Então, espero que ajude quem também tem curiosidade ou está nesta fase de pesquisa.

PASSAPORTE

Você só sabe que poderá entrar em Israel no aeroporto, pois é. Você precisa estar com o passaporte em dia e eles farão uma entrevista com você. No nosso vôo éramos os únicos que não eram judeus, então fizeram este processo na nossa escala em Paris. Nos chamaram antes de entrar no avião e perguntaram o que iríamos fazer, se éramos casados, o que tínhamos na nossa mala e revistaram nossas bolsas. Objetivos, mas super respeitosos.
O visto também não é um carimbo no passaporte, você recebe um papel, tipo um “cartão” que deverá guardar com todo cuidado possível para não perder.

CLIMA

Fomos em maio/junho, nesta época o clima está quente. Não é auge do verão, mas é bem quente e seco. SECO. Meu nariz sofreu um pouco e a tática era lavar com bastante água diariamente.
A região é desértica então o clima é misto, pegamos de 30-43 graus de manhã e 14 graus a noite. Importante levar um casaco coringa na mala.

MALA

Como iríamos para Jerusalém e cisjordânia depois, já sabia que precisaria levar algumas roupas mais adaptadas. Nada fora do comum: calças ou vestidos leves e abaixo do joelho, kimonos e lenços para cobrir os braços caso entrasse em algum templo (principalmente se você tem tatuagens no corpo).
Em Telaviv é super tranquilo quanto a isso, não precisa se preocupar. Minha mala tinha 20 quilos, super compacta e não senti falta de nada.

MOEDA

A moeda utilizada em Israel é o Novo Shekel Israelense, chamado de “shekel”, a sigla é NIS, a conversão é praticamente 1 pra 1 real.
Sacamos um pouco de dólar no aeroporto, mas não valeu muito a pena. Lá tem caixa em qualquer lugar da rua. Se fosse de novo, eu tiraria só shekels mesmo.

IDIOMA

Os idiomas oficiais de Israel são o hebraico e o árabe. É engraçado e dá um sustinho, porque diferente de outros idiomas, você realmente não entende NADA. Não tem nem como deduzir.
Mas todos lá falam inglês e é super possível conversar, se entender e ver placas nos 3 idiomas. Não tivemos problema nenhum e era algo que me preocupava, pois falo o básico.

SEGURANÇA

Não dá para negar que rola aquele frio na barriga de ir para um lugar que já esteve tantas vezes em conflito. Mas, pasmém, Telaviv é um dos lugares mais seguros do mundo. O índice de assalto lá é baixíssimo. O detalhe é que em Israel o serviço militar é obrigatório tanto pra homens como para mulheres. Para eles, a arma é a coisa mais sagrada do mundo, e não pode ser deixada sozinha em nenhuma circunstância. Então você verá pessoas saindo com uma arma (grande mesmo) nas costas para padaria, praia e bares. É estranho, mas é uma relação diferente por lá, não é de impor poder uns com os outros – algo que sinto com as polícia aqui no BR.

COMIDA

Para os vegetarianos, Israel é o destino de sucesso. A maioria da população principalmente em Tela viv é vegetariana/vegana. A alimentação é rica em temperos, mas é leve e refrescante. É uma delícia! Eu vivi de humus, coalhada e falafel.

Os restaurantes não são tão baratos. Apesar da conversão da moeda ser relativamente igual, o custo de vida lá é mais alto. Além de que, Jerusalém por exemplo, é super turística então muita coisa fica mais cara mesmo.

A média é 70-100 por pessoa em restaurantes por refeição. Se pedir bebida alcoólica fica mais caro (Fabinho pagou 30 reais em uma long neck). Este restaurante que nós fomos no vlog, o Romano, é incrível. Vale a pena ir e pedir algumas porções para compartilhar (algo que você verá muito por lá – nós particularmente adoramos).
Nós comemos MUITO na rua e compramos comidas no mercado. Fomos em uns 4 restaurantes só em 8 dias de passeio – esse é nosso jeitinho, pagar mais pro passeio (que inclusive o preço é bem salgado, chegaremos lá).

TELA VIV – Impressões e Curiosidades

Telaviv é uma cidade muito gostosa! Nós ficamos pouco tempo por lá a passeio, mas conseguimos caminhar bastante. O clima do pessoal é leve, descontraído e lá tem a segunda maior parada gay do mundo – são muito desconstruídos, uma surpresa muito positiva.

Tivemos só 1 dia e meio para passear, então no primeiro caminhamos do hotel sentido a praia. Depois voltamos para o trabalho.

No outro dia fomos conhecer Jaffa que é incrível! Aí começou a surpresa e antiguidade atrás de antiguidade. É surpreendente e apaixonante. Particularmente, e se você curte passeios mais históricos, eu acho que 2 dias inteiros em Tela viv é o suficiente. É uma cidade para caminhar (até porque taxi lá é super caro haha), ver as pessoas interagindo com a cidade e conhecer cantinhos gostosos para comer na rua.

Nós piramos no nosso próximo destino!
Mas, isso é assunto para o próximo vlog 😉