Quem é fã de massas por aqui? Pois é, a gente é e muito!

Uma das coisas que depois que você fica mais curioso na cozinha, é tentar fazer aquilo que você gosta.

Por aqui, às vezes fazemos massa fresca. Digo às vezes porque não temos o cilindro de abrir, vai no rolo mesmo (e se não tiver, vai uma garrafa de vinho) e cansa hein?

Mas é um programa muito gostoso que dá pra fazer sozinha ou com a família em casa, principalmente nesses tempos de quarentena. Te garanto que as crianças vão amar ficar “brincando” com a massa, sovando ela, fazendo formatos e te ajudando.

Os ingredientes pra massa fresca com ovos são poucos e muito barato, veja:

  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 2 ovos e 1 gema
  • Temperos que gostar (opcional), como: Páprica, lemon pepper, pimenta do reino, cúrcuma e etc
  • Azeite

Numa superfície lisa e seca, coloque a farinha de trigo e abra um buraco no meio. Quebre os ovos, um por vez, em um outro recipiente antes, para garantir que algum não esteja podre, e insira no meio da farinha.

Aos poucos você vai incorporando a farinha com os ovos. No começo pode parecer que nada vai dar certo, mas confia que vai. Com tudo incorporado, é hora de sovar, ela precisa ficar bem uniforme, lisa e sem grudar na mão.

Quando ela chegar no ponto, faça um bolinha, e pingue um pouco de azeite em volta dela para não ressecar. Envolva com um plástico film e deixe descansar 30 minutos.

Massa descansada, é hora de abrir e escolher o tipo de massa que você que fazer. Independente do formato, o importante é que ela fique numa espessura bem fina, mas consistente, para que não quebre.

Vou deixar algumas imagens de tipos de massa para vocês se inspirarem:

A hora de cozinhar é muito importante! Ah, e por exemplo, a lasanha, o caneloni e o ravioli podem cozinhar direto no molho dentro do forno.

Na panela só vai água e sal e só colocar a massa quando a água estiver fervendo. A massa fresca cozinha mais rápido que as prontas que a gente compra. O tempo exato vai depender do formato, mas vai experimentando, a hora boa de tirar é quando ela ainda não está totalemente cozida, um pouco antes de estar al dente (quando você morde e fica um risquinho no meio branco).

Isso porque ela vai terminar de cozinhar com o molho. Numa outra panela com o molho, coloque a massa com 1 concha da água de cozimento. Isso vai fazer com que o molho e a massa fiquem mais incorporados.

Depois disso é só alegria, mete queijo até as hora mesmo, taca manjericão e seja feliz.