Eles terminaram? Nossa, mas eram tão perfeitos juntos“, é a frase que a gente sempre escuta quando um casal termina – e não deixaram de ser.

Talvez um dos maiores enganos do ser humano é achar que o amor é perfeito, pessoas são perfeitas e que existem vidas perfeitas. Já reparou que a vida perfeita nunca é a nossa? Porque a gente sempre acha que o vizinho não sofre, não chora antes de dormir e não briga com a namorada o dia todo no WhatsApp e chega em casa nem lembra como a discussão começou. O amor acontece de maneiras diferentes para cada pessoa, mas ele trabalha de maneiras parecidas com todo mundo, afinal temos muitos dilemas que são frutos do mesmo enfado do dia a dia.

Então chega o dia em que o casal percebe que as coisas não estão evoluindo mais juntos. Começam a perceber que algumas fases não passam, ambos já foram até os seus limites, se desgastaram e estão à beira de perder o último fio de respeito: talvez seja melhor terminar. É duro admitir.

Quando um relacionamento termina não é porque estava ruim ou era mentira, mas porque parou de fazer sentido. Não é porque não foram felizes, mas porque podem ser muito mais plenos e repletos seguindo um caminho separados. Terminam não porque todas as declarações e mensagens foram falsas, mas porque elas foram ditas com o coração apaixonado e, hoje, foi preciso reconsiderar um estado de paixão consigo mesmo em primeiro lugar.

O término não existe só porque alguém traiu ou fez uma possível grande besteira. Às vezes terminar é apenas fruto de uma profunda consciência entre duas pessoas que não estão mais construindo algo juntas. Dá para entender. Vivemos em um mundo que criou o estereótipo de que uma pessoa é completa quando encontra o amor e, com isso, é difícil aceitar que é possível estar melhor só e ambos irão ganhar com isso.

Término é quando um novo caminho se faz preciso não porque o passado e o presente foram ruins, pelo contrário, mesmo com todos os momentos difíceis e dolorosos, ainda é possível acreditar tanto no amor que querem dar uma nova chance para a vida surpreender.

Que não seja perfeito, seja verdadeiro: um para sempre por dia.