Cada vez mais a nossa geração tem repensado os seus hábitos de compra e o que trazemos para dentro da nossa vida. O minimalismo tem se tornado cada vez uma filosofia de vida para deixar os nossos dias mais práticos e retornar à simplicidade. Separei algumas dicas que podem ajudar a construir diariamente este estilo de vida na decoração:

1- Apaixone-se pela sua casa!

Muita gente pensa que minimalismo é sobre não ter nada na casa. Na verdade, o minimalismo é mais sobre ter somente o que é necessário e que você é apaixonado. Não existe uma quantidade X, isso é totalmente individual. Portanto, pense sobre o significado de cada objeto, a funcionalidade dos móveis, a utilidade dos acessórios. Fazendo este filtro você com certeza reduzirá muita coisa que acumulamos na vida sem perceber!

2- Sua Rotina

A rotina e fluxo da vida é algo totalmente individual, por isso o minimalismo é uma descoberta sobre nós mesmos e que reflete nas outras áreas. Quando pensamos na nossa rotina, conseguimos tirar ou acrescentar muita coisa que talvez não seja necessária ou que será um facilitador diário. Então, pense no seu caminho pela casa todos os dias, o que poderia deixar mais fácil (um porta-chaves para centralizar em um lugar a chave do carro que você procura por 20 minutos de manhã todos os dias) ou o que é um excesso que não faz diferença alguma.

3- Praticidade

Existe algo no minimalismo que é apaixonante: como a vida se torna mais objetiva e prática! Dessa forma, podemos investir mais tempo no que realmente importa. Com menos excessos, a vida se organiza mais fácil, é mais simples de mantê-la em ordem e tudo flui melhor. O processo de se apaixonar e pensar na rotina, cria um fluxo muito mais livre todos os dias. Quando temos um lugar para cada coisa e uma utilidade, a nossa vida se torna mais direcionada e com um objetivo.

4- Questione tudo

Muitas vezes caímos nas pegadinhas da decoração. Compramos itens que não sabemos exatamente se cabe não só no espaço, mas na nossa rotina. Então, além de pensar se é bonito, precisamos pensar se existe um porquê trazer para nossa vida, é como ter um revisteiro na sala senão tem o hábito de ler revista. Esse exercício também pode nos fazer colocar peças que sejam funcionais na decoração, como um local para os utensílios mais usados, cabideiros para quem adora chapéu, essas coisas.

5- Reinvente!

Não tenha medo de se renovar. Ninguém nasceu pronto. Acredito que exista um estereótipo muito grande criado ao redor do minimalismo. Casas minimalistas não precisam ser cinzas, brancas e pretas. Elas podem ter cor, estampas e o que VOCÊ se apaixonar. Não importa a cor ou o estilo, o fundamental é questionar, pensar e criar os eu universo para deixar a sua vida cercada de coisas boas e que fazem sentido pra você.