Um dos check-lists da vida do Fabinho que mais demorava para acontecer, começou este ano: fazer RPG. Desde que o conheço, ele sempre reclamou de alguns incômodos nas costas, principalmente na região das escapulas. Eles até conta que quando era pequeno, encaixava as escápulas no encosto da cadeira, de tão “soltas” que elas são. Conhecemos a Yuri e o Cris, da Spa in box, este ano e ficamos muito felizes em saber que eles fazem este tipo de tratamento, entre outros que vou compartilhar com vocês depois.

Pedi para a Yuri responder algumas perguntas para vocês conhecerem mais sobre a técnica que Fábio está bem feliz com o resultado desde já.

Para quê serve a Reeducação Postural Global? Qualquer um pode fazer?

R: Como o próprio nome sugere, o RPG proporciona uma reeducação estrutural através da correção postural. É realizado um trabalho de realinhamento das cadeias musculares, reaprendizado da respiração na postura correta e conscientização corporal. A princípio qualquer pessoa pode fazer, pois não existem contra indicações absolutas. Somente precauções em alguns casos, como gestação por exemplo.

Como saber se uma dor é consequência de má postura? É possível evitar esse tipo de lesão?

R: Com os hábitos do dia a dia adotamos posturas mais convenientes que acabam facilitando nossa biomecânica para as atividades que exercemos. A própria gravidade nos faz usar mais uns grupos musculares que outros. Geralmente, as dores posturais acompanham um cansaço e fadiga quando exercemos algumas atividades por longos períodos. A má postura também pode ser hereditária e as dores são consequência das modificações estruturais. Para o corpo manter o seu eixo, acaba compensando de outras formas.

Para prevenir esse tipo de lesão é necessário manter uma conscientização corporal, respiração adequada, alongamentos e principalmente: observar e corrigir o ambiente de trabalho para que seja o mais ergonômico possível.

Quais são os principais fatores de uma postura inadequada?

R: Hereditariedade, esforços repetidos, fadiga, posturas antálgicas (quando uma estrutura dói, o corpo todo compensa e acaba gerando outras lesões) e fatores emocionais (influenciam sobremaneira).

Como é feito o tratamento? Existe um método geral ou os exercícios dependem de cada paciente?

R: Sim, existe um protocolo a ser seguido para todos os pacientes, e a partir daí prescrevemos os exercícios que corrijam cada caso de modo específico.

Em geral o tratamento se inicia com o alinhamento postural e aplicação de pompagens (técnica de terapia manual que promove a soltura e o deslizamento das fáscias, que são as capas fibrosas que recobrem os músculos). O tratamento segue com exercícios posturais e respiratórios que favorecem a posição anatômica original de todas as estruturas corporais.

A RPG pode causar alguma lesão muscular?

R: Não pode e nem deve causar nenhum tipo de lesão. Por isso é importante buscar um profissional especializado e capacitado para que possa aplicar a técnica.

Querer ser escultor de homens vivos exige, de partida, uma rigorosa competência tanto em anatomia como em fisiologia, um sólido senso de observação, uma lógica na dedução e ainda o gosto pelo belo. PHILIPPE SOUCHARD – criador do RPG

Cliente da spa in box depois de algumas sessões

Fabinho fez 2 sessões e está super animado! Os exercícios parecem bem fáceis e até mesmo “bobos”, mas não são tão simples de executar. Como acompanhante, posso ver que realmente um trabalho que evolui a cada sessão, quando algum movimento vai fluindo com mais naturalidade. Vale contar que você pode fazer em casa ou conhecer o espaço super gostoso que eles tem em SP na barra funda.

Ainda teremos mais alguns encontros com o pessoal da Spa in box  e eu volto para contar pra vocês o  antes e depois também 🙂