Eu sei, eles vem com aquela carinha pidona assim que você pega alguma coisa pra comer, fazem graça, sentam do seu lado secando sua comida, torcendo para que caia no chão e ele pegue e saia correndo.

É difícil resistir, mas precisamos estar atentas e atentos ao que realmente cachorros não pode comer, afinal, o organismo deles funciona diferente do nosso.

Por isso, com base em pesquisas dadas por veterinários, fizemos uma lista do que cachorros não podem comer de jeito nenhum e, vale ressaltar, que em qualquer sintoma que seu bichinho esteja apresentando procure uma/um veterinário/a:

1. Cebola, alho e cebolinha

Esses alimentos têm uma substância que se chama dissulfeto de n-propil que é altamente tóxica para os cachorros, pois a hemoglobina sofre alterações, destruindo os glóbulos vermelhos, o que ocasiona icterícia e sangue na urina. Se não for tratado com rapidamente, o animal pode falecer.

2. Leite e derivados

Os cachorros não produzem quantidades altas de lactase, a enzima que faz a digestão da lactose presente no leite e derivados. Logo, quando esses alimentos são ingeridos pelos cachorros podem causar diarreia, náuse e dores abdominais.

3. Chocolate, açúcar e doces num geral

O chocolate propriamente dizendo contém uma substância que se chama teobromina, que é um derivado do cacau que ao ser ingerido pelos cães pode causar intoxicações graves até à morte. O açúcar ocasiona o aumento de peso dos animais e quando é ingerido em excesso pelo animal pode torná-lo diabético, além de provocar cáries, tártaro e problemas dentais.

Mesmo os doces dietéticos não podem ser dados, pois contém xilitol, que pode gerar danos hepáticos até mesmo a morte.

4. Café, chá preto e bebidas com cafeína

Substâncias como a xatina (que é um tipo de alcaloide neurotóxico), está presente nessas bebidas e ocasionam alterações neurológicas e cardíacas.

5. Abacate

Na fruta como um todo contém uma substância que se chama persin, que quando ingerida pelos cachorros pode ocasionar vômito e diarreia.

6. Uvas e passas

Há relatos na medicina veterinária que cães que ingeriram estes alimentos faleceram por insuficiência renal.

7. Tomate e batata

O tomate enquanto está ainda verde contém glicoalcalóides, uma substância tóxica para cachorros, e a batata (com ênfase no tipo inglesa) tem solanina, que pode atingir o sistema nervoso central e problemas gastrointestinais.

8. Noz macadâmia

Ainda não se sabe qual a toxina que está neste alimento, mas há relatos de que após ingerir macadâmia os cães apresentaram problemas musculares, digestivos e no sistema nervoso.

9. Alimentos gordurosos no geral

Pizza, lasanha, batata frita, queijos e por aí vai… quando ingeridos podem causar desde uma diarreia até uma pancreatite, também correndo o risco de falecimento.

10. Massas de bolo ou pão cruas

O fermento aqui é o grande causador de danos, pois produz muitos gases no trato digestivo, causando dor e desconfortos pela distensão do estômago e intestino.