Quando estamos solteiros a clássica pergunta que nos fazem é “como você imagina a pessoa por quem deseja namorar?”. Calma..

Uma vez ou outra me pego para pensar e lembrar de tudo o que vivi nesta breve vida amorosa. Sério, lembra aí: o primeiro sorriso abobado que você deu para alguém, o sentimento confuso de querer ficar perto, da saudade por aquele alguém ter faltado na escola e o choro que durou toda a madrugada trancado no quarto. Seus pais ou aquele amigo mais velho, te vê naquela situação e diz “a vida continua” e, você quer voar na garganta daquela pessoa. Pior que é verdade, a vida segue.

A vida continua e a gente vive de tudo e mais um pouco. Algumas situações boas e outras que chega a ser difícil contar, como “essa pessoa não me dá atenção, respeito e não vê o meu lado”, “eu não posso sair de casa quando ele não sai junto comigo”, “ela não quer que eu use isso ou aquilo”, “eu não consigo fazer nada sem ele por perto”, “ele não me deixa cortar o cabelo assim-ou-assado”, infelizmente são frases que já dissemos ou já ouvimos por aí. Mas, calma: o amor é outra coisa.

Ás vezes a gente precisa de um tempo para perceber e compreender que o amor não acontece magicamente: a gente decide deixar ele tomar forças, crescer e existir. Somos responsáveis por quem vamos dividir a vida, decidimos estar lado a lado, confortar, cuidar e se entregar. É duro admitir o tanto de desaforos que já aceitamos e engolimos seco? E como é! Por vezes é até sofrível. Mas não se engane e não se esqueça:

O amor que você merece é apenas aquele te faça se sentir unicamente especial e incrível para o mundo. Pois é o que você, à sua maneira, é.

O amor é apenas um complemento, uma área da sua vida que busca acrescentar e não destruir. Que ajuda a encontrar uma versão que você não sabia que existia e colabora para nascer forças de onde não tem. O amor sabe que você vive bem sem ele, não busca dependência emocional, prisão ou que tudo aconteça só de uma única maneira. O amor escuta, discute com respeito, procura meio termo e não perde a admiração com o passar do tempo. Pelo contrário.

A gente espera encontrar um amor que mude a nossa vida e eu não vou tentar despoetizar dizendo que o amor não irá mudar. Faz parte da magia. O amor mudará para muito além do que um dia poderíamos imaginar ou sonhar. O amor surpreende simplesmente por ser amor.

Não aceite cópias baratas. O amor que você merece, só você sabe. E eu tenho certeza que o que você merece é ser livre e feliz. Não aceite menos que isso.

O amor é a nossa mais pura evolução.