Sim, minha gente eu ainda cozinho! Sei que esta categoria anda sumidinha por aqui, mas não é por falta de vontade, apenas por dois motivos: uma baguncinha eterna na cozinha da reforma que essa semana mesmo, irá passar – yey! – e, estou cada vez mais interessada na culinária vegana e ando me aventurando em algumas receitinhas. Como tudo é ainda novo, estou me ajustando nesse novo universo e assim que tiver feedbacks positivos de mais receitas, compartilho com vocês 🙂
Estes dias postei essa foto no instagram do meu pão integral de linhaça e chia. Esse danado é uma delícia de irresistível e dá super certinho! Fiquei devendo postar por aqui, mas não consegui fotografar passo a passo desta vez. Me perdoem? obrigada! haha
Ingredientes:
– 30g de fermento biológico
– 1 ovo
– 3 col. de chá de açúcar
– 2 col. de chá de sal
– 1 xícara de farinha branca
– 2 xícaras de farinha integral*
– 1 xícara de água ou leite (leite deixa um pouco mais fofo)
– 2 col. de sopa de azeite

Preparo:
Misture o açúcar ao fermento e mexa até derreter. Adcione essa mistura a farinha de trigo, acrescente o ovo, água ou leite, azeite e o sal e misture bem. Polvilhe a mesa com farinha e solve a massa até ficar mais macia e lisa, encorpore farinha aos pouco para a massa não ficar muito dura. Coloque em um recipiente e tampe com um pano, deixando descansar por 40 minutos até quase dobrar de tamanho. Depois modele os pães como preferir e coloque para assar em forno pré aquecido por 30 minutos em fogo médio. Rende 8 pãozinhos mais ou menos.

*A grande vantagem dessa receita é poder colocar o grão integral que você quiser: farinha integral, farinha de linhaça, gergelim, chia, aveia, enfim! Eu, por exemplo, fiz com farinha de linhaça e polvilhei os chia em grão em cima antes de ir para o forno. É importante colocar pelo menos 1 xícara de farinha branca, como esta na receita, para a massa não ficar muito pesada.
O que importa mesmo é vocês fazerem essa massa maravilhosa no fim da tarde com um cafézinho quentinho e me contarem o resultado depois. Fechô?