Aqui em casa nós nunca tivemos hábitos ruins de alimentação. Na verdade, sempre nos preocupamos com isso. Afinal, nossa família será o que nós comemos e, isso começa agora, enquanto somos dois (humanos). Mesmo em meio a bagunça, falta de grana ou de tempo, conseguimos manter uma alimentação saudável e balanceada. E nos orgulhamos por cuidar de cada prato sem neura nos permitindo cair de cara em uma pizza e lanches com amigos.
Mas, com a rotina de exercícios e nos informando ainda mais sobre açúcares, gorduras e a coisa toda, começamos a diminuir ainda mais as besteiras diárias. Mas, nós somos pessoas comuns, com rotinas frenéticas, gostamos de cozinhar, mas também somos reféns da pressa. Por isso, resolvi trazer alguns pequenos truques que nos ajudam a manter nossa alimentação bem balanceada, natural e mais prazerosa possível.

IMG_9687-2IMG_9690-1

  • Deixe as frutas prontas::. Eu lembro quando pequena minha mãe fazia potinhos de saladas de frutas para nós. Posso quase sentir o cheirinho enquanto escrevo. O problema das frutas quando moramos sozinhos é a preguiça de lavar, descascar, cortar e… nisso você já comeu meio pacote de bolacha – muito mais fácil. O que sempre fazemos aqui é quando voltamos da feira, já deixamos tudo o mais pronto possível. Lavamos, cortamos as fatias e já deixamos em um pote ou embrulhadas. Quando a fome bate, não pense duas vezes: se atraque em um cacho de uva ou um melão bem docinho.

IMG_9692-1

  • Congele os legumes e verduras::. Quando tomamos o item de cima como um hábito, percebi que as frutas começavam a render muito mais e também o nosso consumo aumentou. O mesmo acontece com legumes e verduras como abobrinhas, abóboras, mandioquinhas e cenouras. Lavo, corto e congelo em pequenas porções para semanas.

IMG_9684-3

  • Deixe o melhor a mostra::. Final da tarde é sempre aquele momento em que temos vontade de comer tudo pela frente. A dica é deixar tudo de mais saudável possível ao alcance. Aqui compramos poucas besteiras, por isso barrinhas, cereais, grãos e sementes ficam espalhadas por todo balcão (que apelidamos de “vendinha”, haha). Assim, quando a fome bate, não temos para onde escapar!

IMG_9693-1

  • Programe- se! ::. Cuidar da alimentação é um dever nosso, afinal nosso corpo é a nossa primeira casa. Antigamente os problemas eram os mesmos, mas me parece que as pessoas tinham mais VONTADE e interesse de cuidar do prato. Me lembro de muitas vezes minha mãe preparando nossos lanches, programando todas as nossas lancheiras. Nunca a ouvi reclamar de fazer isso por nós e para ela. Hoje em dia, achamos demais parar 2 horas em um dia na semana para picar e agilizar a nossa comida. A falta de tempo e muitas tarefas sempre existiram, mas isso não pode ser uma barreira. Por isso, se programar é o caminho! Na foto é couve batida com pepino e um pouco de água. Congelo em cubos de gelo, depois basta bater com água de coco ou suco de laranja 🙂

IMG_9680-2

  • ÁGUA, por favor! ::. Não é novidade que nosso corpo é 70% água, né? Então, não sei o porquê somos tão preguiçosos em consumir essa maravilha. Eu tenho MUITA dificuldade em beber água. Por isso, deixo garrafinhas e copos sempre cheios ao lado da minha mesa. Me forço a beber muitas vezes, mas é preciso. A pele e todo seu corpo agradecem!
  • DE VEZ EM QUANDO pode sim::. Recomendo o documentário Sugar vs Fat (Netflix). Ele aborda justamente o quanto somos viciados em açúcares e gordura e não percebemos. Algumas pessoas tem mais necessidade de doces, como o Fábio comparado a mim. Mas, depois de uma pequena pausa de consumo, você começa a diminuir as quantidades e se empapuçar mais rápido com bobagens. Acredito que o problema de doces e alimentos mais gordurosos, seja a frequência que consumimos. Uma vez ou outra, se permita sim. Mas ó, de vez em quando.

Eu acredito que tudo isso pode ser levado de uma maneira leve, sem grandes neuras e sem viver uma vida de apenas frango com batata doce. Então, antes de mais nada, entenda seu corpo. Perceba alimentos que fazem você se sentir mais forte, vivo e bem alimentado. Outros que te caem mais pesado e são mais indigestos, evite. Observe os horários em que você sente mais fome, o que mais gosta de comer e o que você não abre mão – como um pãozinho francês no café da manhã – e equilíbre- se. 🙂 E CLARO, consulte um nutricionista para uma dieta específica!

Post montado junto com o Barba. Eu consegui amarrar ele e gravamos um vídeo contando sobre esse assunto e as nossas mudanças com exercícios. Agora vocês vão ver como o BICHO FALA POUCO! hahah Semana que vem está no canal 🙂