Chegar em casa e ser recebida com as lambidas e a festa que a Lucy e o Ringo fazem (mesmo quando só saio por 5 minutos), é uma sensação que só quem tem um cachorro em casa entende – é de aquecer o coração.

Porém, ter animais em casa não são apenas momentos de alegria como este. Tem a bagunça, os pêlos por todo lado e as necessidades deles que não cheiram muito bem.

Então, para fazer com que essas situações sejam problemas muito pequenos perto do aconchego de tê-los comigo, vou compartilhar com vocês o que eu fiz (e ainda faço, é claro), para que a convivência seja agradável.

1. Entenda que a casa é do seu cãozinho também

O primeiro passo para superar qualquer problema é sempre a aceitação, não é mesmo?

Brincadeiras à parte – mas nem tanto – quando você traz um amiguinho de quatro patas para a sua casa ou apartamento, é necessário ter em mente que o ambiente não pertence mais só a você.

Apesar de ser possível e indicado determinar um espaço especial para o seu cachorro, seja para guardar os brinquedos ou para fazer as necessidades, o mais gostoso de ter um animalzinho é poder estar perto dele o máximo possível.

Ao definir um local do seu cachorro, é mais fácil manter a casa em ordem também.

Outra dica é retirar objetos que podem se quebrar facilmente com as travessuras e evitar a sujeira e que ele se machuque!

2. Invista em tecidos laváveis

Quem tem um cachorro em casa já sabe, mas se você é uma mãe ou pai de cachorro de primeira viagem, é importante saber: cãezinhos vão sujar os seus móveis.

Seja com as patas ou fazendo birra, o ideal é trocar os estofados por tecidos que possam ser lavados facilmente.

3. Prefira pisos que oferecem praticidade na limpeza

Se você gosta de manter a casa em ordem sempre, como eu, o piso faz uma baita diferença. Aqui nós apostamos em um piso frio e em um tom de cinza, que não deixa os pelos e a sujeira tão aparente.

Sendo assim, uma boa ideia é, se for possível, instalar pisos feitos em materiais que oferecem praticidade na hora de limpar, além de não acumular sujeira, como o porcelanato e o laminado, e em cores não tão claras (se não você vai ficar louco para deixar tudo sempre limpo!).

4. Aposte em cheirinhos agradáveis

Para quem sente a necessidade de ter a casa com um aroma agradável, saiba que com a vinda de um cãozinho isso pode mudar. Afinal, não importa quantos banhos você dê por mês, os cachorros possuem um cheiro próprio, assim como todos os animais.

Para minimizar isso, você pode borrifar aqueles aromatizadores, ou mesmo comprar um modelo que vem com as varetinhas para deixar sempre ali. Incensos também são uma ótima pedida!

Ter um companheiro em casa é ter em mente que imprevistos acontecem e você sempre vai conseguir contornar a situação com paciência (e os produtinhos certos!).

Aproveite o amor que esses bichinhos tem pra dar!