Dá pra perceber bastante nossos pitacos na reforma. Vou contar neste post tudo o que foi de economia – mas, também por gosto – e que pode ser feito, pesquisado, procurado por que né, economizar e botar a mão na massa nunca é demais.

Aqui é o meu negócio preferido da casa – um dos, né. Esse pilar foi uma coisa incoveniente que tivemos que lidar para aproveitar a lajem antiga. Pensando, pensando, pensando, veio a ideia de “encapar” o bichinho com tábuas de madeira, bem rústicas com parafusos amostra também. Aplicamos um selador e BUM, o pilar ficou digno de ser chamado de conveniente agora.
Outra coisa aqui é a parte elétrica exposta que foi uma das coisas que mais queríamos na casa. Financeiramente, sai basicamente a mesma coisa da elétrica normal. A vantagem é que qualquer problema na elétrica, não precisa quebrar parede,  nem fazer bagunça, além de ficar demais o desenho desses canos pela casa.

IMG_1478-12

Essa mesa é minha xodó! Usamos as madeiras que estavam no telhado velho. Pensamos em fazer por nós mesmo, mas elas empenaram e precisaram ser aplainadas, cortadas, coladas e encaixadas uma na outra com um parafusão, soldada na parede e ainda com esse pézinho de tijolinhos e com o parafusão na ponta – ou seja, a casa cai mas a mesa não! Pagamos a mão de obra e valeu muito! Cabe muitos amigos e nem precisa de porta copo, pois ela não mancha 😛

IMG_1489-20

Quem já chamou um mecânico, já viu esses suportes de luzes. Comprei na Santil por 11,70 dilmas, SÓ! Trocamos o fio, pois o que vem é muito simples e temos luminárias super charmosinhas. Ah, para os que gostam de mais cor, spray nelas 😉

IMG_1516-40IMG_1519-42

Os tijolinhos da casa, são da demolição da casa do meu pai de mil anos atras – eta exagero. É muito gostoso olhar pra essa parede, além de linda tem todo um fator famliar. Fabinho já olha pra ela com um certo trauminha, afinal carregou por 3 lances de escada, com meu pai e meus irmãos uns sei lá quantos mil tijolos pra cá. Sempre vale apena! Por tanto, sai falando pra galera que você quer tijolo de demolição antes de comprar e força no muque!

IMG_1522-44

Quando tive que escolher azulejos foi um problema, seja pro piso como pra parede. Não sou muito fã, por mim era madeira em tudo. Mas, aqui tivemos dois poréns: piso de madeira seria uma burrice, pois a casa é toda aberta com quintal e terra, teríamos que viver pra limpar a sujeira do chão com Lucydog correndo e trabalhar pra pagar os reparos. Optamos pelo piso NewYork (que na foto da mesa dá pra ver) que é discreto e estava bem em conta na Leroy. E, o azulejo das paredes, eu queria um bem clean que já é baratinho por sí, mas a diferença foi como colocaram. Quem for na vila madalena, vai ver muitos bares com este azulejinho branco em escamas, um detalhezinho bonito que já faz diferença.

IMG_1520-43

Meu tapetinho que já me perguntaram de onde é, foi um achado de “família vende tudo”, desculpem. Aqui, em Alto de pinheiro, tem vários em casas alugadas que ficam mudando, encontre um e dá seu e-mail que eles vão te informando onde estiverem. Na são gualter e este na alvilândia antes de cruzar com a são gualter. Um dia voltando do mercado reparei e corri pra lá. 90 dilmas nesse bonito que já enfeitou a casa de alguém e agora veio pra nossa.

IMG_1461-1

No forro, fizemos de compensado. Além de mais em conta, tinha um aspecto com mais manchinhas e ranhuras da madeira: o que nós amamos.

IMG_1502-1

Diferente do tijolo da casa, esses do chão foram de uma caçamba. Isso mesmo! Fábio um dia caminhando na rua viu que estavam descascando uma casa e foi na caruda pegar. E, isso amigos, aconteceu com duas caçambas diferentes. Ser cara de pau é ó, da hora. Nas laterais pensamos em colocar grama, mas grama não é tão barata assim – depois disso nunca mais julguei as placas de não pise na grama – , então colocamos pedra brita pra segurar o barro. Cada saco é muuuito barato e, quando der pra por grama depois, as pedras já servem para drenar 🙂 E é isso! Ah! Com excessão da penteadeira, os móveis da casa foram todos achados, reaproveitados ou feitos. A pessoa que nos ajudou na obra tinha em uma casa que estava refomando e o antigo dono ia se livrar do armário do quarto, armarinho de cozinha e um outro que vamos colocar no banheiro. Ele nos ligou e fomos pegar, era tudo no estilinho que íamos procurar: com cara de vó e meio campo. O armário do quarto esta impecável, já os outros as condições são bravas, mas vamos restaurar. Depois coloco por aqui..

IMG_1525-46IMG_1527-47IMG_1532-48

Nesse meio vazio pretendemos por um deck, ou fazer, ou sei lá. Vamos ver! Espero que tenham gostado e ajude a inspirar e cavucar coisas por aí. ♡