A gente se relaciona com pessoas, animais, plantas, lugares e sim, objetos.

Qualquer objeto, sejam roupas, fotos, livros, documentos, maquiagens, aparelhos eletrônicos, pratos, talheres, copos…, eles mantêm uma relação conosco. Eles têm um lugar na casa, têm momentos com a gente, guarda lembranças. Sim, são relações.

E é nesse contexto que a Marie Kondo criou o seu método de organização. Ela é autora do livro “A Mágica da Arrumação” e tem uma série no Netflix “Ordem na casa com Marie Kondo“, que virou a sensação do momento no quesito organização.

O conceito parece ser simples, mas quando colocamos em prática você acaba passando por um grande processo de autoconhecimento.

Diferente da arrumação normal, que são por cômodos, a Marie Kondo nos ensina a organizar os objetos por categoria. Você deve reunir todos os objetos de cada categoria que estão espalhados pela casa em um só local.

A partir dai você precisa pegar e olhar um por um, e entender se ele te faz feliz, se ele agrega para o seu dia a dia e sua vida hoje, se o ciclo dele já se encerrou contigo e pode ser doado, ou se ele está quebrado, rasgado e você deve descartar.

Tudo isso agradecendo e criando laços com os objetos. Caso você escolha ficar com uma blusa, por exemplo, ela deve te fazer muito feliz, caso não, você agradece pelo o que ela te proporcionou e descarte ela.

Faça isso com todos os objetos da casa, neste processo você irá encontrar aqueles objetos sentimentais, lembrará de momentos da sua vida, e repensará até mesmo se eles ainda cabem no seu dia a dia.

O método mexe com a sua forma de consumir, com o seu apelo material, com a sua relação com o dinheiro. É necessário que tenhamos consciência de todos os objetos que temos para que eles não fiquem entulhados, sem lugar, sem uso, por isso é tão importante passar objeto por objeto de cada categoria.

Algumas dicas valiosas do método Marie Kondo são:

  • Saiba o seu estilo de vida e imagine a sua casa ou local que deseja organizar exatamente como você deseja que fique.
  • Inicie a organização e finalize, estabeleça prazos, assim você se comprometerá.
  • Organize por categoria e não por cômodo.
  • Descartes são necessários! Agradeça e desapegue para que novas experiências possam vir.
  • Não compre caixas organizadoras ou itens voltados à organização. A ideia é que você deixe de comprar coisas e utilize o que já tem em mãos. Sabe os potes sem tampas? Eles podem ser uma ótima caixa para medicamentos, temperos, acessórios e por ai vai.
  • O objetivo de um presente ocorre quando a pessoa nos presenteia. A partir dai o objeto é seu e você pode fazer o que desejar com ele, até mesmo destinar para outra pessoa caso você não o utilize.
  • A organização de bolsas fica muito mais fácil quando você coloca uma dentro da outra.

As dobraduras de roupa da Marie Kondo também são super famosas, porque são simples, funcionais, pois reduzem o espaço que a roupa irá ocupar. É possível colocá-las na vertical dentro das gavetas, fazendo como uma “biblioteca de roupas” e visualizando muito mais fácil no dia dia. Dá uma olhada como se faz:

______________________________________________________________________________

Para entender mais sobre o método é possível ler o livro, ver a série no Netflix e também existem consultoras e consultores treinados pessoalmente pela Marie Kondo. Uma delas é a @monicalemontips 😉

Gostou? Conta mais para gente sua relação com os seus objetos e organização!