Saber manusear e entender como funcionam ferramentas, como fazer certos tipos de consertos em casa é sinônimo de autonomia.

Principalmente mulheres que dificilmente foram introduzidas neste mundo acabam ficando dependentes de outras pessoas para trocar um chuveiro, instalar uma prateleira, montar um móvel, enfim, coisas do dia a dia que na realidade é só ter as ferramentas corretas e abrir algum vídeo no YouTube que ensine.

Então, para começarmos a nos familiarizar, abaixo relacionamos ferramentas básicas para se ter em casa e afunção de cada uma delas:

1- Furadeira

É a ferramenta mais prática para se ter em casa para furar paredes, madeira, cano PVC e etc. O tamanho do furo vai ser feito de acordo com o tamanho da broca que você colocar no bico da furadeira.

Você consegue saber qual broca utilizar de acordo com o tamanho da bucha e do parafuso, os tamanhos são identificados.

Para utilizá-la com segurança você deve segurar exatamente nos locais indicados dela. Apoiar os cotovelos em algum local pode te dar mais segurança para acostumar com o peso do equipamento (tem algumas mais pesadas e outras bem levinhas) e para não se assustar com a tremedeira / barulho.

2- Parafusadeira

Praticidade é a palavra. Investir numa parafusadeira pode te economizar bastante tempo e esforço no momento de apertar os seus parafusos. Muitas funcionam à bateria e giram para os dois lados, tanto para apertar quanto para retirar.

3 – Jogo de chaves de fenda

Investir em um jogo completo de chaves de fenda te ajuda nos momentos que você mais precisa, pode acreditar! Sabe quando você tem que abrir a tampa de um equipamento, mas não tem a chave do tamanho do parafuso e acaba apelando para a ponta de uma faca?

Ou então quando você precisa instalar um chuveiro e por ai vai. Nos jogos convencionais vem, por exemplo, chaves de fenda Philips, com ponta achatada e com a ponta em cruz, que são as mais usuais.

4- Chave inglesa

Esta chave é regulável, isto é, você consegue abrir ou fechá-la mais de acordo com o tamanho de parafusos. Ela serve, por exemplo, para fazer manutenção em bicicleta ou para para trocar a válvula da descarga.

5- Alicate universal

O alicate serve para prender, puxar, cortar, segurar objetos. Procure um com isolamento elétrico!

6- Trena

Medir os espaços, ver o tamanho de materiais que você precisa comprar ou até mesmo quantos metros quadrados de parede você vai precisar pintar. A trena é indispensável na sua caixinha de ferramentas!

7- Nível

Quer colocar um quadro e ele nunca fica reto? Então, o nível te ajuda a ver direitinho o ângulo das coisas; do local certo que você precisa furar a parede, se o seu móvel está montado corretamente e não está torto e assim por diante.

8- Martelo

A furadeira e a parafusadeira são uma maravilha, mas às vezes você precisa só colocar um preguinho em algum lugar, precisa marretar algo para desentortar ou então retirar esses preguinhos. O martelo é o old school que a gente nunca pode esquecer de ter.

9- Acessórios importantes

Alguns acessórias e materiais são indispensáveis também como: Parafusos e buchas de diversos tamanhos; pregos; fitas isolantes; fita veda rosca para consertos hidráulicos; alguns tipos de cola como de madeira e de silicone podem também ajudar bastante no dia a dia.