Não só pais, mas pessoas num geral. Nós precisamos cada vez mais discutir sobre criação de pessoas, afinal, são estas crianças que vão formar nossas gerações futuras.

Trouxemos alguns TEDs que abordam maternidade, paternidade e recortes de criação como gênero e raça.

1- Maternidade Real – Hel Mother

A Hel Mother é youtuber, influenciadora da maternidade real. Neste TED ela fala sobre sua experiência como mãe solo e sobre desromantizar a maternidade.

2 – Como criar um filho negro nos Estados Unidos – Clint Smith

Clint aborda a criação de crianças negras e como foi a sua criação perante as preocupações e cuidados que seus pais tinham que ter, mas os pais dos seus amigos brancos nem chegavam a pensar sobre.

Entender as questões raciais na criação de qualquer criança transmite empatia e senso crítico para os pais e filhos, principalmente sobre seus privilégios e poder de mudança.

3 – O mundo sob a perspectiva da criança – Isabela Minatel

Neste TED, a isabela aborda diversas pautas sobre o desenvolvimento da personalidade, socialização de uma criança e como tudo se relaciona com a forma com que ela é tratada.

Crianças são pessoas e vivem na sociedade, nós precisamos saber nos comunicar da forma com que elas estão aprendendo a fazer, para que então as suas falas, atitudes, sentimentos, gestos, desejos e medos sejam entendidos como tal.

4 – Os melhores pais – Marcos Piangers

Com falas divertidas e aconchegantes, o Marcos Piangers, escritor do livro Papai é Pop, conta sua história de não ter conhecido seu pai biológico, como a realidade de diversas pessoas. Ele fala sobre a relação dele com suas filhas e a jornada de cada dia mais se tornar o melhor para elas.

5 – Como criar meninas no futuro – Facundo Guerra e Vanessa Rozan

Facundo convidou sua esposa, para juntos, falarem sobre a criação de sua filha, questões do patriarcado, paternidade e maternidade; e como isso foi vem se desconstruindo e construindo em diversas fases desde o descobrimento da gravidez a fim de educá-la para o futuro.

6 – Eu não quero ter filhos, e parem de me dizer que vou mudar de ideia – Christen Reighter

Muitas mulheres não querem ter filhos e isso deveria ser somente uma escolha a ser respeitada, mas sabemos que não acontece assim. A Christen Reighter fala sobre sua vivência e pesquisas sobre o assunto.

______________________________________________________________________________

Compartilhe com todos e todas que têm filhos, que não têm filhos e também não querem. Estarmos por dentro de discussões sobre criação, crianças, parentalidade, faz parte da nossa cidadania 🙂