Gente, já vou começar dizendo que: O iogurte caseiro é fácil, delícia e naturalíssimo.

A gente tem a tendência de pensar que é impossível. Afinal, parece meio complicado de olhar um pote de iogurte e pensar “posso fazer isso aí” – mas é simples! Primeiro você precisa comprar um leite integral destes mais “gordurosos”, geralmente estão em garrafas como este da foto ou em saquinho. De caixinha não dá!

Processed with VSCO with t1 preset

Recomendo este da Fazenda ou o da Leitíssimo.

Vou explicar em passos curtos e diretos para ficar fácil na hora que você for fazer, tá?

  • Ferva 1 litro de leite. Quando formar aquelas bolinhas nas laterais antes do leite subir, pode desligar.
  • Deixe amornar na própria panela (aqui precisou de 20 minutos) até que você consiga colocar o dedo no leite e contar até 10. Eu diria que são dois-três pontos mais quentes que temperatura pra criança, sabe?
  • Despeje em um recipiente de vidro e acrescente um pote de 170g de iogurte natural e integral industrializado. Misture, tampe ou cubra com filme plástico, enrole em um pano de prato e deixe de repouso fora da geladeira. Coloquei dentro do microondas.
  • Aguarde pelo menos 12 horas. Eu esperei 15 horas para ter a consistência cremosa-líquida, para bater o iogurte caseiro com frutas.

Para fazer o Iogurte grego caseiro. Separei metade deste iogurte que ficou em repouso e coloquei no pano de prato ou fraldinha com uma peneira ou escorredor. Importante colocar um pote embaixo, assim como na foto, pois o soro irá escorrer. Depois você coloca na geladeira e espera pelo menos mais 6 horas. A consistência dele fica semelhante de chantilly. É incrível!

Processed with VSCO with t1 preset

Algumas observações:

  • Guarde em potinhos e você pode consumir e usar em receitas. Aqui consumimos em 5 dias, mas dizem que ele dura até 10 dias.
  • A receita pode ser feita com até 4 litros de leite. Ou seja, você pode usar de 1 até 4 litros de leite para 1 copinho de iogurte. Mas, lembre-se de fazer o que você irá consumir na semana para não estragar!
  • Aqui nós não adicionamos açúcar, pois preferimos mel. Você pode colocar suco de laranja, frutas picadas, bater com morango ou o que mais gostar. Aqui nós deixamos apenas um de morango pronto para tomarmos no dia e os outros naturais, assim quando cada um for comer, faz como desejar. Mas, é melhor sempre bater com frutas quando for consumir no mesmo dia. Como não possui conservantes é bacana se atentar.
  • A dica é guardar 170g do seu iogurte caseiro para que, na próxima vez que você for fazer, não precise colocar o industrializado. Pode usar o seu! 🙂
  • Outra coisa é começar a fazer, já pensando que você precisará dar uma checada nele depois de 12 horas. Portanto, se você não gosta de acordar cedo, não comece a fazer as 5 da tarde.
  • O sabor, principalmente do grego, é igual e bem mais leve do que os industrializados. O batido com frutas, fica um pouco menos encorpado, mas tem um saborzinho fresco sem igual.
  • Dá para fazer com tudo desnatado? Já li por aí que sim, mas não fiz para saber se dá certo. Dizem que ele funciona, mas fica mais ralinho por não conter tanto gordura né. Nunca fiz com qualquer outro tipo de leite, sem lactose ou enfim, também não sei se dá certo.

IMG_3924-5

Processed with VSCO with t1 preset

Com 6 reais e pouco você consegue ter quase 2 litros de iogurte. No mercado, você gastaria 15 reais. Além do fato de você conhecer todo processo e saber que a fruta é totalmente natural. Bacana, né?

Espero que gostem e que dê certo por aí!

Quem me segue no snapchat (ribeiro.isadora), já sabe que aprontei mais uma.

Depois conto para vocês! 🙂