Esse Na cozinha “para o amor”, é um misto meu e do Barba. Bom, vamos começar pelo começo, né. Eu nunca fui fã de pastel. Na verdade, eu não sou nada afim de frituras em geral, me empapuça só de ver aquele monte de óleo. O Barba já adora, mas come bem de vez em nunca. Outra verdade, é que nunca fui fã de soja. Comi algumas que tinham uma textura estranha, pouco tempero e não fui com a cara.
Então, nos últimos tempos resolvi me arriscar e tentar algumas coisinhas e, tive bons resultados não só para o meu paladar como o do barbudo que, na verdade, não é dos veges. E conversando com algumas pessoas que também não comem carne, descobri que muitos também não curtiam soja. RESUMO: Essa receita na verdade é mais como se prepara uma proteína de soja bem boua do que do pastel em sí, sorry.IMG_4572-11
Estava para postar essa dica tem um BOM tempo e acabei super me esquecendo. Por uma baita coincidência, o primeiro vídeo de receita no canal será também um pastelzinho, mas com um recheio diferente e super leve – vou parecer aloca do pastel mas não, hahah.
IMG_4562-7
IMG_4565-9 IMG_4563-8 IMG_4567-10

A massa do pastel é aquelas prontas mesmo. Agora a alma do negócio! Compre a soja moídinha. O detalhe aqui é que eu faço tudo meio de cabeça e no feelling, mas acredito que vocês conseguirão também.

  1. Primeiro comece fervendo um litro de água com um pouco menos de meio copo de shoyo. Assim que a água ferver, acrescente a soja e deixe hidratar por 3 minutos. Depois desligue o fogo, tampe e deixe por mais 5 minutos. Retire toda a água e reserve.
  2. Aqueça um pouco de azeite e uma colherzinha de café de manteiga. Coloque alho e cebola bem picadinhas. Depois acrescente a soja. Deixe ela curtir um pouquinho nos temperos, se necessário coloque mais um pouquinho de azeite.
  3. Acrescente meio pacotinho de tempero para vegetais. Se quiser sentir mais o gosto de shoyo, acrescente uma colher de sopa. Aconselho provar antes de colocar sal, pois para o meu paladar realmente não precisa.
  4.  Coloque um ramo de tomilho, orégano, pimenta do reino, cebolinha, azeitona e como o recheio era para o pastel eu coloquei uma pitadinha de páprica picante. Deixe a soja curtir bastante para pegar uma textura mais crocantinha. E pronto! 🙂

Espero que gostem e mudem a cara da proteína de soja por aí também!