Nada Além do Simples
Inspirações, Leio e Assisto

> Se relacionando com seus objetos – Método Marie Kondo

A gente se relaciona com pessoas, animais, plantas, lugares e sim, objetos.

Qualquer objeto, sejam roupas, fotos, livros, documentos, maquiagens, aparelhos eletrônicos, pratos, talheres, copos…, eles mantêm uma relação conosco. Eles têm um lugar na casa, têm momentos com a gente, guarda lembranças. Sim, são relações.

E é nesse contexto que a Marie Kondo criou o seu método de organização. Ela é autora do livro “A Mágica da Arrumação” e tem uma série no Netflix “Ordem na casa com Marie Kondo“, que virou a sensação do momento no quesito organização.

O conceito parece ser simples, mas quando colocamos em prática você acaba passando por um grande processo de autoconhecimento.

Diferente da arrumação normal, que são por cômodos, a Marie Kondo nos ensina a organizar os objetos por categoria. Você deve reunir todos os objetos de cada categoria que estão espalhados pela casa em um só local.

A partir dai você precisa pegar e olhar um por um, e entender se ele te faz feliz, se ele agrega para o seu dia a dia e sua vida hoje, se o ciclo dele já se encerrou contigo e pode ser doado, ou se ele está quebrado, rasgado e você deve descartar.

Tudo isso agradecendo e criando laços com os objetos. Caso você escolha ficar com uma blusa, por exemplo, ela deve te fazer muito feliz, caso não, você agradece pelo o que ela te proporcionou e descarte ela.

Faça isso com todos os objetos da casa, neste processo você irá encontrar aqueles objetos sentimentais, lembrará de momentos da sua vida, e repensará até mesmo se eles ainda cabem no seu dia a dia.

O método mexe com a sua forma de consumir, com o seu apelo material, com a sua relação com o dinheiro. É necessário que tenhamos consciência de todos os objetos que temos para que eles não fiquem entulhados, sem lugar, sem uso, por isso é tão importante passar objeto por objeto de cada categoria.

Algumas dicas valiosas do método Marie Kondo são:

As dobraduras de roupa da Marie Kondo também são super famosas, porque são simples, funcionais, pois reduzem o espaço que a roupa irá ocupar. É possível colocá-las na vertical dentro das gavetas, fazendo como uma “biblioteca de roupas” e visualizando muito mais fácil no dia dia. Dá uma olhada como se faz:

______________________________________________________________________________

Para entender mais sobre o método é possível ler o livro, ver a série no Netflix e também existem consultoras e consultores treinados pessoalmente pela Marie Kondo. Uma delas é a @monicalemontips 😉

Gostou? Conta mais para gente sua relação com os seus objetos e organização!

Postagens relacionadas

> O QUE ASSISTI EM OUTUBRO

Isa
6 anos atrás

> Minimalismo: um estilo de vida

Isa
6 anos atrás

> Entrevista para Ideia fora de hora: Fotografia, arte, blog, amor e simplicidade.

Isa
10 anos atrás
Sair da versão mobile